Acontece em Genebra a 105ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho

0
A conferência deste ano reúne até 10 de junho mais de quatro mil membros de delegações tripartites de 187 países (Foto: Crozet / Pouteau / Albouy)

A 105ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, considerado o maior evento internacional sobre o mundo do trabalho, teve início no dia 30 de maio, em Genebra.

Realizada anualmente pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a conferência deste ano reunirá até 10 de junho mais de quatro mil membros de delegações tripartites de 187 países, com representantes de governos e organizações de trabalhadores e empregadores.

O evento discutirá as questões mais urgentes sobre o mundo do trabalho no momento, como emprego juvenil, cadeias globais de fornecimento e trabalho decente para paz, segurança e resistência a desastres.

O Brasil está presente na Conferência e consta entre os membros fundadores da OIT, participando da Conferência desde a primeira reunião, realizada em 1919, mesmo ano de criação da OIT. No dia 19 de maio ocorreu durante reunião preparatória da Comissão Tripartite de Relações Internacionais realizada no Ministério do Trabalho, em Brasília (DF), a definição dos temas que serão apresentados. A garantia de Trabalho Decente frente aos crescentes desafios da globalização será uma das principais propostas da delegação brasileira na 105ª Conferência Internacional da OIT.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Como parte dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a 105ª Conferência Internacional da OIT terá como tema central o combate à pobreza. Dominique Matos, da assessoria Internacional do Ministério do Trabalho, antecipou no dia 19 de maio, que o Brasil levará a Genebra apoio a iniciativas direcionadas ao Trabalho Decente envolvendo temas como o combate à informalidade e ao trabalho escravo e infantil. Dominique lembrou que o Brasil participará de vários grupos de trabalho, entre eles o que avaliará as maiores violações de Convenções da OIT e a conjuntura que envolve trabalhadores migrantes.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO