Home Produtos e serviços Andaime inovador para trabalhos em altura nas praças de pedágio
1

Andaime inovador para trabalhos em altura nas praças de pedágio

0
1
20150409_965b8902d6414d2d94163c93d4be2d6f_andaime-pedagio-moreira-cesar-divulgacao-1
Crédito: Divulgação CCR NovaDutra

Os técnicos de manutenção das praças de pedágio da via Dutra contam agora com um novo equipamento para realizar trabalhos em altura. Trata-se de um andaime de alumínio, de 5,85 metros de altura.

Inovador e projetado exclusivamente para a concessionária, o andaime – que atende às normas do Ministério do Trabalho e Emprego (NR35 – Trabalhos em Altura) – facilita a manutenção de equipamentos instalados no alto das marquises das praças, como antenas, semáforos e holofotes de iluminação.

“Precisávamos de um material leve, como o alumínio, para agilizar a montagem e desmontagem do equipamento, bem como facilitar seu deslocamento entre as cabines do pedágio. Como não encontramos nada semelhante no mercado, entramos em contato com uma empresa especializada em soluções para shows e eventos, que levou cerca de 60 dias para desenvolver o equipamento, seguindo nossas necessidades e orientações. O resultado foi muito positivo”, conta o Gestor de Serviços de Tecnologia da CCR NovaDutra, Alberto Nishime.

O primeiro andaime, projetado em conjunto pelas áreas de Segurança do Trabalho da CCR NovaDutra e de Tecnologia da Inovação da EngelogTec, está sendo testado e homologado na praça de pedágio de Moreira César, localizada no km 88 da via Dutra, em Pindamonhangaba (SP). O equipamento pesa 300 quilos e possui oito rodas para facilitar o deslocamento na via.

Além de garantir mais praticidade e segurança nos trabalhos em altura, a novidade também gera economia ao substituir o uso do caminhão-cesto e reduzir o tempo de atendimento às ocorrências técnicas das praças de pedágio. “A ideia é confeccionar, gradativamente, um andaime de alumínio para cada praça de pedágio da via Dutra e substituir completamente o uso do caminhão-cesto”, ressalta Nishime.

A CCR NovaDutra é responsável pela administração da Rodovia Presidente Dutra, via com 402 quilômetros de extensão e que liga as duas regiões metropolitanas mais importantes do País: Rio de Janeiro e São Paulo. A rodovia abrange uma região altamente desenvolvida, que responde por cerca de 50% do PIB brasileiro. A Concessionária tem 19 anos de existência e foi a segunda a integrar o Grupo CCR.

Comment(1)

  1. No Brasil que ocupa o 4° lugar no ranking mundial em acidente de trabalho, com 704 mil acidentes, 2783 óbitos e 251.500 afastamento por acidente ou doença ocupacional segundo os dados da O.I.T Organização Internacional do Trabalho. Diante desses números alarmantes, é muito importante adotar politicas que desenvolver programas
    que possibilitam conforto e segurança e saúde dos trabalhadores, visando mitigar ou eliminar os riscos existente no ambiente laboral.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *