Home Notícias Carteira de trabalho digital deve ser lançada em setembro no Brasil
0

Carteira de trabalho digital deve ser lançada em setembro no Brasil

0
0

A carteira de trabalho digital no Brasil será lançada em setembro deste ano. O novo documento terá todos os dados dos trabalhistas e acabará de vez com o risco de que um trabalhador perca todo seu histórico de emprego em caso de acidente, como ocorre com a carteira de papel.

A informação sobre a data da nova carteira de trabalho brasileira foi dada durante o seminário “Por que o Brasil precisa da Nova Previdência”, pelo secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo.

O evento promovido na Arena das Dunas pelo sistema das federações da Indústria (Fiern), do Transporte (Fetronor), da Agricultura (Faern) e do Comércio (Fecomércio), contou com palestra do secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.

“Até setembro a gente lança a carteira de trabalho digital que substituirá completamente a carteira de trabalho em papel”, explicou Bruno Dalcolmo. Mesmo assim, esclareceu, por algum tempo as pessoas ainda poderão optar caso queiram fazer a “azulzinha”.

De acordo com o secretário, a partir do lançamento da carteira de trabalho digital qualquer trabalhador poderá requisitar o documento pela internet. Ele disse que não é mais aceitável, no Brasil, que centenas de pessoas durmam na frente de uma agência federal com o objetivo de obter suas carteiras de trabalho para concorrer a uma vaga de emprego.

O secretário explicou que o processo de “transformação digital” também será aplicado ao seguro-desemprego. Nesse caso, “a partir do final do ano”, as pessoas não precisarão mais ir em agências requisitar o benefício. tudo será feito pela internet. “Inclusive os recursos, quando o seguro for indeferido, vão poder ser feitos online também”, anunciou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *