Home Produtos e serviços Comgás recebe prêmio internacional de segurança
0

Comgás recebe prêmio internacional de segurança

0
0

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) recebeu, no Historical Arizona Biltmore, em Phoenix, Estados Unidos, um prêmio de excelência na segurança dos empregados, o AGA Safety Achievement Award, concedido pela AGA (American Gas Association), entidade que representa mais de 200 empresas americanas de energia.

A AGA premia as empresas com o menor índice de incidentes ocupacionais relacionado aos seus empregados diretos. A Comgás foi reconhecida na categoria “Excelência em Segurança dos empregados”. Esse é o nono ano consecutivo que a empresa é reconhecida.

Na avaliação da American Gas Association são considerados os seguintes quesitos: quantidade de incidentes com primeiros socorros, afastamento, fatalidades, incidentes de transito gerenciáveis (colisões que o motorista poderia evitar), tipos de lesão (contusões e escoriações, por exemplo), bem como as partes do corpo lesionadas.

“O prêmio reconhece que somos incansáveis na busca do zero lesão e alta performance. Nossos esforços valem a pena porque salvam vidas e evitam que pessoas se machuquem, com resultados consistentes”, afirma o diretor de Operações da Comgás, José Carlos Broisler.

Em 2015, a Comgás registrou uma redução de 41% do número de incidentes com afastamento no ano de 2015 frente a 2014 e uma queda de 57% no total de incidentes com lesão pessoal. A Companhia conta com aproximadamente 1.000 colaboradores diretos e 3.000 indiretos.

Zero lesão e alta performance
A atuação da Comgás está pautada no lema “Zero lesão e alta performance”, um direcionador da prioridade da Companhia no gerenciamento de riscos e no zelo pela segurança dos empregados (próprios e contratados), dos clientes e da sociedade.

Essa cultura se traduz em práticas e é disseminada por todas as áreas por meio de normas e procedimentos, a exemplo da Política de Saúde, Segurança Meio Ambiente e Integridade de Ativos. Aplicável a todos os empregados da Comgás, além de fornecedores, contratadas e partes interessadas, a política garante o compromisso com a execução das atividades.

Em primeiro lugar, é feito o mapeamento de todas as atividades, processo que garante a antecipação de riscos e de impactos que possam ser gerados, como lesões pessoais, vazamento de odorante e gás e geração e descarte de resíduos.

Para cada uma das situações, existem processos e soluções que visam minimizar os danos. Para evitar lesões, há um processo robusto de levantamento de riscos e suas consequências que descreve instruções de trabalhos seguros, treinamentos técnico-operacionais com foco em segurança e os devidos equipamentos.

Ferramenta central de apoio à governança, o Sistema de Gestão Integrado, implantado há mais de dez anos, possui metas de melhoria contínua, como a redução de incidentes operacionais e ocupacionais, abrangendo desde empregados e contratados até os clientes.

Além de atender às normas e adotar processos seguros, as ações corporativas de conscientização reforçam a cultura preventiva. Um exemplo é o Dia da Segurança, em que toda a Companhia dedica-se a refletir sobre condutas seguras e preventivas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *