Como as pesquisas em SST ajudam na prevenção de acidentes

Na entrevista ao podcast Podprevenir desta semana, o pesquisador da Fundacentro Eduardo Garcia, editor executivo da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), produzida pela entidade, fala sobre o esforço da comunidade acadêmica na busca de novas alternativas para a difusão da produção do conhecimento científico na área de segurança e saúde no trabalho.

Garcia explica também a importância dos estudos e pesquisas como instrumento de avaliação da realidade laboral pelos profissionais da área diante da complexidade crescente do mundo do trabalho. De acordo com o pesquisador, hoje já se sabe que a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais extrapola os riscos tradicionais com os quais os prevencionistas estão acostumados a lidar, ou seja, riscos químicos, físicos e biológicos.

“Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, as questões relacionadas à prevenção passam a envolver também aspectos de gestão, condições de trabalho, jornada laboral, pressão por produção, aceleração do ritmo de trabalho, entre outros, que precisam ser compreendidos e avaliados”, diz o pesquisador.

Clique aqui e ouça o áudio da entrevista.

Envie o seu comentário

Por favor, digite seu nome

Digite seu nome

Por favor, insira um endereço de e-mail válido

Digite um endereço de e-mail

Por favor, digite a sua mensagem

Revista Cipa © 2017 Todos os direitos reservados

Grupo Cipa Fiera Milano | Avenida Angélica, 2491 – São Paulo – Brasil - Tel: +55 11 5585.4355