Home Eventos Curso para arquitetos abordará ergonomia e legislação trabalhista
0

Curso para arquitetos abordará ergonomia e legislação trabalhista

0
0

A prática e a atualização sobre “Ergonomia e legislação trabalhista e previdenciária para ambientes de escritório” serão focos do curso que será realizado nos dias 23 e 30 de setembro, em Curitiba. O objetivo é capacitar profissionais da arquitetura e design a projetarem ambientes corporativos de acordo com as normas da ergonomia, contribuindo com o aumento da produtividade dos usuários desses locais. A arquiteta Priscilla Bencke e a administradora Michelle Souza serão as palestrantes. O curso tem como público-alvo arquitetos, acadêmicos de arquitetura, designers de interiores e outros profissionais que tenham a ergonomia e a legislação trabalhista e previdenciária na rotina de trabalho.

No Brasil, em 2016 ocorreram 226.892 mil afastamentos por questões de saúde no trabalho. Segundo Michelle, desse número, 25 mil foram por motivos de fratura no nível do punho da mão, o que pode ser oriundo de uma tendinite, consequência para a maior parte de pessoas que trabalham com movimentos repetitivos, em especial no uso de um computador. A administradora conta ainda que 15.624 mil pessoas se afastaram por problemas e dores na coluna. “Esses dados demonstram, claramente, a falta de investimento das empresas para a prevenção de doenças ocupacionais”, salienta Michelle.

Neuroarquitetura

Para Priscilla, investir na ação preventiva em função das normas evita afastamentos por questões de saúde, o que, automaticamente, auxilia na redução de custos para a empresa. Há outra vantagem, já que também evita possíveis processos judiciais em ações trabalhistas. “Se uma pessoa é demitida por algum motivo e procura um advogado para ação trabalhista pode sair ganhando, pois são poucos os escritórios que cumprem a legislação em termos de prevenção de doenças ou oferecem condições de trabalho adequadas aos colaboradores”, complementa a arquiteta, especialista em neuroarquitetura.

A neuroarquitetura colabora com projetos de ambientes que permitem a prática laboral de forma mais tranquila, uma vez que os profissionais precisam ser saudáveis emocionalmente, psicologicamente e fisicamente. Por essa razão, os ambientes de trabalho precisam ser projetados de forma aconchegante, não apenas de forma moderna ou bonita. Há muitas alternativas para isso, sendo possível investir no uso estratégico das cores, nos elementos naturais, nos suportes, entre outras opções, que são elementos que colaboram com a prática profissional. “Um colaborador que tem e absorve os recursos necessários para a sua saúde e bem-estar, vai se sentir muito mais motivado para produzir. Nesse caso, a empresa sai ‘ganhando’ por investir naquele funcionário por meio de um ambiente saudável e adequado ao trabalho”, enfatiza Michelle.

CONTEÚDO

1º dia (23/09)

– Ergonomia aplicada ao escritório
– Conceituação e contextualização
– Atendimento da cegislação
– NBRs x NRs?
– NR 17 – Ergonomia
– Iluminação em escritórios
– Acústica em escritórios
– Climatização em escritórios
– Soluções de mobiliário corporativo
– Prática: Altura e posicionamento adequado do monitor
– Prática: Postura adequada para o trabalho em computador

2º dia (30/09)

– Legislação trabalhista e previdenciária
– Conceituação e princípios constitucionais
– Aspectos históricos do Direito Previdenciário
– Missão da Previdência Social
– Conceituar acidente de trabalho e doenças ocupacionais
– Arrecadação
– Contribuições previdenciárias
– Contribuições dos segurados
– Contribuições a cargo da empresa
– Enquadramento no SAT/RAT
– Fator Acidentário de Prevenção (FAP)

SERVIÇO
Local do curso: CEPDAP – Profissões Inovadoras
Endereço: Av. Anita Garibaldi 1933, Ahú – Curitiba/PR
Dias de aula:
Sábado (23/09) – 8h30 às 12h30 / 13h30 às 17h30
Sábado (30/09) – 8h30 às 12h30 / 13h30 às 17h30
Carga horária: 16 Horas
Clique aqui para obter informações sobre as inscrições

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *