Home Eventos Fundacentro realiza palestra pelo País no Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho
0

Fundacentro realiza palestra pelo País no Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho

0
0

Fonte: Fundacentro

No dia 27 de julho, data instituída como o Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes do Trabalho, a Fundacentro realiza nos estados do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais palestras com diferentes temáticas em segurança e saúde do trabalhador.

No Distrito Federal, o Grupo de Trabalho Interinstitucional de Trabalho Seguro – Getrin-10, coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, promove evento com o tema “Violência no trabalho: enfrentamento e superação”, no dia 27 de julho, às 9h, no auditório da Fiocruz, campus UnB, Brasilia.

A Fundacentro-DF é parceira do Getrin-10, juntamente com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF), Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região – DF/TO (Amatra-10), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest-DF), Defensoria Pública da União, Sistema OCDF, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sintest-DF), OAB-DF, Ministério Público do Trabalho no Distrito Federal e Tocantins, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brasília (STICOMBE) e Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas (SBH).

O objetivo  é promover a reflexão e a troca de informações, incentivando a cultura de prevenção no âmbito da segurança e saúde no trabalho.

Além da palestra magna de abertura, proferida pelo Desembargador Grijalbo Fernandes Coutinho, haverá a realização de duas palestras. O tema “Ação regressiva acidentária: desafios presentes e perspectivas futuras” será abordado pelo palestrante Fernando Maciel, Procurador Federal e mestre em Prevenção e Proteção de Riscos Laborais, e o tema “Impactos do assédio moral na saúde dos trabalhadores” será abordado pela palestrante Rosylane Rocha, médica do Trabalho e Conselheira Federal do Conselho Federal de Medicina.

No Rio de Janeiro, será realizado o “I Fórum sobre violência no trabalho – enfrentamento e superação no setor de transporte urbano”, no auditório do TRT/RJ, localizado à rua da Imprensa, s/n, 4º andar, centro, Rio de Janeiro.
A coordenadora do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho – Protrans da Fundacentro, Sonia Maria José Bombardi irá abordar o tema “Prevenção de acidentes: condições de trabalho e violência no setor de transporte urbano”.

Desembargadores, Procuradores e representantes do setor de transportes também irão expor diferentes temas que envolvem acidente com ônibus e vítimas fatais, assédio moral e condições de trabalho dos trabalhadores de empresas de transporte urbano, transtornos mentais e prevenção de acidentes no setor de transporte urbano.

Também no Rio de Janeiro, acontece o “XIV Seminário Trabalho e Prevenção – Futuro do Trabalho”, com palestras sobre o futuro do SESMT e o futuro do PPRA com o e-Social. O evento será coordenado por Renata Schneider da Fundacentro.

O evento acontece no Palácio da Justiça, situado à avenida Presidente Antonio Carlos, 251, centro, Rio de Janeiro – RJ, 12º andar, auditório da Ala Norte, das 14h às 17h.

Informações e inscrições poderão ser obtidas pelo e-mail: cerj@fundacentro.gov.br

Em São Paulo, o Sintesp realiza palestra sobre “Percepção de riscos – como desenvolver a cultura da prevenção” e “Cultura de segurança”, tendo como palestrante, Dermeval Warner Bastos Junior. O Presidente Substituto e o Diretor Técnico da Fundacentro, Robson Spinelli Gomes estará na mesa de abertura do evento.

O evento, com inicio às 9h acontece no auditório da Fundacentro em São Paulo, situado à rua Capote Valente, 710, Pinheiros – São Paulo.

No Paraná, no auditório do Ministério Público do Trabalho, a Fundacentro, em parceria com outras instituições, realiza a palestra ” Saúde do Trabalhador – um debate necessário sobre o contexto atual da Previdência Social”, resgatando a proposta da Seguridade Social inscrita na Constituição Federal de 1988 na perspectiva de garantia de direitos.

O evento que será realizado das 13h às 17h30 terá como palestrantes, Viviane Aparecida Pereira Peres (INSS), Carolina Balbinott Bunhak (Defensoria Pública Federal de Diretos Humanos da Regional Paraná e Santa Catarina), Elver Moronte (Médico do Trabalho) e Zuher Handar (Presidente da – Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – ABRASTT).

O auditório do MPT está situado à rua Vicente Machado, 84, Curitiba-PR.

No Mato Grosso do Sul, a palestra “Comportamento seguro, um minuto da sua atenção” será voltada aos motoristas, auxiliares de armazém, conferentes e auxiliares de escritórios. O evento acontece na avenida Ministro João Arinos, 6225, Galpão 4, Jardim Noroeste, Três Lagoas, com início às 17h.

Informações pelo telefone (67) 3321-6910.

Em Belo Horizonte (MG), a Fundacentro irá participar de ato público de lançamento da Campanha Nacional do Programa Trabalho Seguro: “Violências no Trabalho: enfrentamento e superação”.

O evento é coordenado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª. Região e acontece no dia 27 de julho, às 14h, na entrada do prédio sede do TRT.

Após o ato público haverá mesa redonda para debates, às 14h30, no 8º andar, na sede do TRT, localizado à avenida Getulio Vargas, 265, Belo Horizonte.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *