Home Estatísticas Ginástica laboral é exercício mais comum no ambiente de trabalho
4

Ginástica laboral é exercício mais comum no ambiente de trabalho

0
4

shutterstock_160579475

O incentivo à prática de exercícios físicos ainda é uma realidade distante na maioria das companhias que atuam no Brasil. Dados da segunda edição da pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro, realizada pela Alelo, empresa brasileira líder no setor de cartões-benefício, indicam que apenas 35% dos mais de três mil entrevistados disseram que suas empregadoras possuem iniciativa de apoio e estímulo à prática de atividades físicas.

Dentre os profissionais que já recebem incentivo de suas empresas, 20% deles apontam que as companhias oferecem a ginástica laboral e 10% contam que as empresas organizam ou patrocinam campeonatos de esportes coletivos. Já os grupos de corrida e caminhada estão à disposição de 9% dos trabalhadores ouvidos e 6% dispõem de massagens rápidas no ambiente de trabalho.

A pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro ouviu 3.059 pessoas, sendo 53% homens e 47% mulheres, todas economicamente ativas, com uma idade média de 38 anos (intervalo observado: de 24 a 60 anos) e residentes em 12 capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Curitiba, Salvador, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Vitória e Belém – e outras 54 cidades que englobam a Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro e o interior paulista.

Desse grupo, 66% trabalham em regime CLT e 65% recebem algum tipo de benefício alimentação. Em relação à carga horária de trabalho, 41% trabalham de 6 a 8 horas por dia, 36% entre 8 e 10 horas diárias e apenas 7% fazem turnos de mais de 10 horas por dia.

Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom
Criado em 2013, o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom auxilia as empresas-clientes da companhia a implementar ações de estímulo à alimentação saudável e prática de atividades físicas de seus profissionais.

O programa contempla matrizes de conteúdos nutricionais, desenvolvidos com o apoio de especialistas, que mensalmente são compartilhadas com essas empresas. Além disso, o Movimento Alelo Comer Bem é Tudo de Bom oferece às companhias serviços e ferramentas de apoio, como a Máquina de Sucos Naturais, o Carrinho de Alimentos Saudáveis e a Vending Machine Saudável.

Para entender com mais profundidade o trabalhador brasileiro, a Alelo desenvolveu a inédita Pesquisa Alelo Hábitos Alimentares do Trabalhador Brasileiro. O levantamento, que em 2014 ouviu 2.131 profissionais, identificou que 72% dos entrevistados mudariam os costumes à mesa para se sentirem mais saudáveis. Além disso, 42% destas pessoas afirmaram que estão diminuindo o consumo de gordura.

Comment(4)

  1. Hoje as empresas estão investindo cada dia mais em prevenção. Não somente de acidentes mas de doenças ocupacionais. A ginastica laboral é um dos incentivos ao trabalhador a manter sua saúde em dia.

  2. Boa noite!
    Estou cursando Técnico em Segurança do Trabalho, esses dados estatísticos, têm um papel muito importante, além de uma poderosa ferramenta, para o processo de tomada de decisão, é preciso incentivar mais as empresas para a implantação, não só como a ginástica laboral, mais também de atividades físicas dentro e fora das empresas. A Ginástica Laboral é a principal atividade responsável pela redução de despesas por afastamento médico, por acidentes e lesões de trabalho. A empresa só tem a ganhar com a implantação desse tipo de atividades

  3. Gostei muito dessa materia .A Ginástica Laboral contribui para a prevenção e recuperação das chamadas doenças do trabalho (LER e DORT) promovendo o bem estar e melhorando as relações interpessoais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *