Home Notícias Guia ajudará na elaboração de programas de conservação auditiva
0

Guia ajudará na elaboração de programas de conservação auditiva

0
0

audiometriaA Fundacentro está produzindo um guia com diretrizes e parâmetros mínimos para elaboração, gestão e avaliação de programas de conservação auditiva (PCA). O objetivo da iniciativa é suprir a lacuna existente nos programas desenvolvidos por grande parte das empresas, restritos principalmente a atividades relacionadas à exposição ao ruído e ineficientes para evitar a progressão das perdas auditivas.

Em entrevista ao podcast Podprevenir, Irlon de Ângelo da Cunha, chefe do Serviço de Agentes Físicos da instituição, um dos responsáveis pela produção do material, explica que o guia traz a estrutura básica de um PCA e o detalhamento dos principais componentes que devem ser abordados.

Ele cita como exemplo, objetivos do programa, política da empresa, responsabilidades e competências dos profissionais envolvidos, medidas de controle coletivo, gestão dos equipamentos de proteção individual, além da avaliação da exposição ao ruído e a outros agentes presentes no ambiente de trabalho, que podem causar perda auditiva.

O guia deverá ser concluído no final do ano, mas já está disponível um texto-base, no formato de um artigo técnico, publicado na Revista Brasileira de Higienistas Ocupacionais.

Para ouvir a entrevista completa, clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *