Home Notícias Motoristas de ônibus de Belo Horizonte são diagnosticados com perda auditiva
0

Motoristas de ônibus de Belo Horizonte são diagnosticados com perda auditiva

0
0

Levantamento feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de Belo Horizonte investigou as condições de motoristas de ônibus de 73 empresas de transporte da capital mineira. Ficou comprovado que os veículos, mesmo novos, já saem de fábrica emitindo ruídos de 82 decibéis, o que se agrava com o desgaste. Junto a isso, os trabalhadores ainda enfrentam o barulho das ruas. Para se ter ideia da gravidade da situação, o máximo permitido pela NR-15 (Atividades e Operações Insalubres) é de 85 decibéis para uma exposição máxima de até oito horas por dia.

Nesta ação, 3.500 motoristas foram diagnosticados com Perda Auditiva Induzida por Nível de Pressão Sonora Elevada (PAINPSE). Já em Curitiba, pesquisa realizada pela Revista CEFAC – Speech, Language, Hearing Sciences and Education Journal revelou que 31,15% dos motoristas de ônibus da capital paranaense apresentavam problemas auditivos.

Segundo a fonoaudióloga da Telex Soluções Auditivas, Marcella Vidal, os mesmos tipos de problema podem ser sentidos por pessoas que utilizam o carro todos os dias para trabalhar. Para ela, deve-se tentar diminuir os ruídos no interior do veículo, mantendo janelas fechadas, volume baixo do rádio e buscar, esporadicamente, momentos de “repouso acústico” em locais mais silenciosos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *