Home Notícias Operação na Bahia flagra motoristas em jornadas de trabalho excessivas
0

Operação na Bahia flagra motoristas em jornadas de trabalho excessivas

0
0

O setor de Transportes ocupa o primeiro lugar em quantidade de óbitos e o segundo lugar em incapacitações permanentes. Aproximadamente 15% das mortes registradas são de motoristas de caminhão. Jornadas excessivas, privação do sono, fadiga e estresse estão entre os problemas identificados no setor.

Além das campanhas preventivas e investimento em ações de saúde e segurança para esses profissionais, outro ponto relevante é a fiscalização. Recentemente, auditores fiscais da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRTE/BA) flagraram diversos veículos de transporte rodoviário de cargas, na BR 116 Sul, em Feira de Santana, com indícios de irregularidades trabalhistas. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As condições de segurança e de trabalho dos motoristas foram fiscalizadas por aproximadamente quatro horas. Neste período, foram encontradas a falta de registro na carteira de trabalho, excesso de jornada de trabalho e falta de descanso interjornada, que corresponde ao intervalo entre as duas jornadas.

Segundo o auditor fiscal do Trabalho Wagner Rebouças Almeida, chefe do Setor de Inspeção do Trabalho em Feira de Santana, a ação apresentou bons resultados. “A operação foi muito positiva e seguiu o exemplo de outras que têm ocorrido em todo o País. Novas ações serão realizadas, inclusive novamente no setor de transportes, com o intuito de prevenir a ocorrência de acidentes do trabalho”, disse.

 

Fonte: Ministério do Trabalho

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *