Home Artigo Tecnologias de controle de acesso tornando os canteiros de obras cada vez mais seguros
0

Tecnologias de controle de acesso tornando os canteiros de obras cada vez mais seguros

0
0

A segurança de profissionais em ambiente de trabalho é um tema que vem ganhando destaque nos últimos anos, mas infelizmente por motivos não muito positivos. Segundo os últimos dados divulgados pela Previdência Social e Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo com o maior índice de acidentes laborais – cerca de 700 mil por ano – ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. 

Muitas áreas contribuem para essa posição, porém, a Construção Civil merece atenção, já que pesquisas do Ministério Público do Trabalho (MPT) afirmam que este é o quinto setor com maior incidência de acidentes no país. Geralmente, grande parte dos profissionais que atuam nessa área trabalham em elevadas alturas e operam grandes máquinas, o que faz com que as empresas tenham grande preocupação e invistam constantemente em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e nos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), a fim de proteger os trabalhadores de possíveis riscos.

No entanto, existem tecnologias que também podem ser somadas às demais prevenções a fim de auxiliar o registro das informações das pessoas que circulam dentro de uma obra. Um exemplo dessas iniciativas são as soluções de controle de acesso que, além de permitirem o registro de todos aqueles que entram e saem do local, também disponibilizam em tempo real a situação da ficha cadastral de um colaborador. Com essa funcionalidade, a solução pode detectar um funcionário que não esteja com os treinamentos necessários em dia, EPIs válidos/faltantes ou até mesmo irregularidades quanto a exames obrigatórios. A ferramenta possibilita que o responsável seja acionado automaticamente e a situação verificada o quanto antes.

Nos dias de hoje, agilidade tem sido uma característica primordial para o bom funcionamento de qualquer operação. Em questões de controle de segurança, não é diferente. Por isso, o fato dessas tecnologias poderem ser integradas a dispositivos móveis como smartphones, facilita não apenas a organização, como também garante a agilidade de, mesmo à distância, permitir ao escritório responsável por uma obra ter acesso sobre tudo o que está acontecendo em tempo real, incluindo a entrada de colaboradores e fornecedores.

Ao mesmo tempo que existe uma melhor organização, também há a certeza de que a empresa está tomando as devidas providências quanto a segurança de todas as pessoas que circulam no local, visto que há na legislação brasileira a afirmação de que as construtoras são responsáveis por todos os profissionais que atuam em um canteiro de obra.

Assim, a tecnologia é mais uma maneira de auxílio na segurança para a construção civil. Além do mais, não apenas uma forma de cuidar de seus colaboradores, é também uma maneira de motivar e consequentemente aumentar a produtividade em uma obra. Mas é claro, não basta apenas a utilização das soluções de controle de acesso, é preciso um trabalho colaborativo e integrado entre todas as pessoas envolvidas para que a obra seja realmente segura.

Adriana Bombassaro Alexandre é diretora de Produtos da Teclógica, empresa de gestão de processos de TI e Negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *