Abresst lança Selo de Qualidade

0

PSQA4No último dia 27 de março aconteceu, no Hotel Wall Street, em São Paulo, a cerimônia de lançamento do Selo de Qualidade Abresst (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho), que tem como objetivo elevar o grau de confiabilidade dos serviços prestados pelas empresas associadas. De acordo com José Carlos Dias Carneiro, presidente da entidade, esse é um projeto antigo da Associação, mas que só agora reuniu as condições necessárias para sair do papel: “O projeto é um anseio antigo, um objetivo que já se busca há muito tempo, desde outras gestões. Agora, finalmente, conseguimos modelar o que a gente entende como Selo de Qualidade.”

Carneiro explicou que o Selo de Qualidade nasceu como um projeto de certificação, mas o termo não pode ser usado por questões legais, a não ser que a iniciativa esteja ancorada na legislação. “É um selo de qualidade de associação de empresas, mas nada impede que caminhe para se tornar uma certificação, a partir do momento em que haja um dispositivo legal que permita.”

Segundo Ricardo Pacheco, diretor da Abresst, além de garantir maior confiabilidade, o Selo pretende promover melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho, por meio de benefícios para os diversos agentes envolvidos. “Para as empresas os benefícios do selo são o reconhecimento público e o aumento da credibilidade; para os clientes, ele garante maior segurança na contratação dos serviços; para a sociedade e órgãos governamentais, o selo traz maior proteção ao meio ambiente do trabalho, a garantia de cumprimento das normas regulamentadoras e maior confiabilidade dos dados compartilhados pelas instituições”, detalhou.

Requisitos
Para receber o Selo de Qualidade Abresst, as empresas têm que ser associadas à entidade, cumprir as exigências legais do mercado e obedecer a processos padronizados e a um manual de boas práticas. Depois, é necessário assinar o termo de adesão e passar pela auditoria de uma empresa independente, que visitará todas as instalações da empresa e verificará o cumprimento dos requisitos. “Suprindo todas as necessidades, a empresa tem a validação do selo de qualidade, que vale apenas para empresas de segurança, saúde e higiene do trabalho”, explica Ricardo Pacheco.

Validade
O Selo de Qualidade Abresst deve ser renovado anualmente, mediante análise de uma Comissão de Avaliação formada pela entidade, que poderá sugerir a cassação caso a empresa deixe de fazer parte da Abresst ou passe a descumprir alguma das outras condições necessárias à manutenção do certificado.

Mesmo nesses casos, no entanto, a Abresst garante a confidencialidade das informações disponibilizadas pela empresa e a inexistência de punições ou penalidades.

Texto: Bruno Ribeiro

Leave A Reply

Your email address will not be published.