Inpa realiza primeira Semana de Qualidade de Vida no Trabalho

0

Instituto_Nacional_de_Pesquisas_da_Amazônia_(logo)Os servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) vivenciaram uma semana diferente entre os dias 9 a 12 de março. Aferição de pressão arterial e bioimpedância (exame que avalia com alta precisão a composição corporal), oficina sobre Saúde Bucal, verificação da pressão ocular, sessões de limpeza de pele e maquiagem e uma palestra motivacional, estes foram alguns serviços oferecidos aos servidores, durante a programação da 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho.

“Acredito que estamos atingindo nosso objetivo com a realização deste evento, porque queremos fazer com o que o servidor se sinta bem. E a proposta desta nova gestão é valorizar e humanizar o servidor. Quando pensamos em instituição pensamos em pessoas e estas precisam estar seguras de si”, explica a coordenadora de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa), Maria do Carmo Lopes.

Durante a programação, Lopes, que também é psicóloga, ministrou palestra com a temática “Superando o medo para uma vida saudável”. Ela mostrou aos servidores que é preciso ousar mais e não temer os desafios e nem as mudanças. “Isso prejudica todo um processo de desenvolvimento pessoal e que reflete nas atividades do Instituto”, diz a coordenadora, acrescentando também que é preciso conscientizar o servidor de que o medo existe, mas este pode ser superado.

Para o diretor do Inpa, Luiz Renato de França, a realização da 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho superou as expectativas e representa um momento especial para a nova gestão. “A preocupação com a qualidade de vida dos servidores faz parte do plano da nova gestão e fico feliz que já está ocorrendo inteiramente dentro das nossas expectativas. E este é um trabalho que faz com a direção se entusiasme muito mais em fazer este tipo de ação no Inpa”, disse o diretor.

De acordo com França, outras ações, que ele julga serem “ousadas”, mas plenamente possíveis de se realizarem, estão na pauta de trabalho da nova diretoria, como a formação de um coral, a realização de cursos de idiomas e o incentivo ao esporte.

Palestras
Durante a programação, a analista de Programas Assistenciais da Geap (uma das maiores operadoras em autogestão em saúde), Naira Regina de Castro, falou sobre a Promoção à Saúde aos Servidores oferecido pela empresa. Segundo ela, a instituição utiliza a estratégia do programa Viva Melhor, que abrange várias ações, como Saúde do Homem, Saúde da Mulher, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde Mental, dentre outras.

O coordenador do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass/Unidade Manaus), Silvio Romero Montenegro Sá, explicou o que é como funciona este subsistema. É um serviço a nível nacional que atende ao servidor público federal. Criado pelo Decreto nº 6.833/2009, foi implantando em Manaus, em 2010, com a finalidade de acompanhar, controlar e de homologar o afastamento do servidor por motivo de saúde.

De acordo com o coordenador regional, o Siass atende de forma integrada as necessidades de todos os órgãos da Administração Pública Federal na área de perícia, exames médicos periódicos, vigilância, acolhimento e projetos de promoção à saúde. “O Siass, formado por uma equipe multiprofissional, são unidades de trabalho, construídas em parceria com a participação de todos os órgãos públicos federais”, explicou Sá.

Para a servidora do Inpa, Maria Lucia Pinheiro, que usufruiu dos serviços oferecidos no evento, a programação foi muito enriquecedora com palestras que agregaram mais conhecimento sobre saúde, qualidade de vida e educação financeira. “Acho louvável esta iniciativa do Inpa em oferecer informações que possam nos ajudar a melhorar a qualidade de vida de nós servidores”, disse.

A 1ª Semana de Qualidade de Vida no Trabalho encerrou com a realização de várias atividades lúdicas, apresentação teatral do Grupo Sacy Itinerante, atividades físicas e ginástica laboral. Ao final, foi oferecido um coquetel aos participantes.

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link