INSS gasta R$ 10 bilhões com acidentes de trabalho

0

O Brasil, em 2013, a margem dos 717.911 acidentes com 2.814 mortes por acidente ou doenças de trabalho

Registros do INSS apontam um gasto de mais de R$ 10 bilhões com o pagamento de benefícios e indenizações por acidentes e doenças do trabalho. Os números constam do anuário de 2015 da Previdência Social, divulgado no início de abril.

Segundo o advogado Mauro Lúcio Alonso Carneiro, especialista em Previdência Social e indenizações por danos morais em decorrência de acidentes e doenças do trabalho, os números refletem a grande quantidade de ações de reparação de danos morais, que sobrecarregam o judiciário.

Mauro explica ainda, que os vazamentos de produtos químicos e de gases tóxicos, como os recentes ocorridos em Cubatão, por exemplo, são também classificados como acidentes de trabalho, e as sequelas na saúde dos trabalhadores são consideradas como doenças profissionais.

Ação judiciais
Mauro Lúcio diz que muitos trabalhadores ficam doentes devido à exposição aos gases das indústrias, mas só procuram a Justiça após a aposentadoria, pois temem serem demitidos. “E, na maioria das vezes, é tarde para ele rever o dinheiro da indenização em vida”, ressalta o advogado.

Na primeira semana de abril, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) divulgou que 2,34 milhões de pessoas morrem a cada ano em acidentes de trabalho e doenças, indicando que cerca de dois milhões dessas mortes seriam causadas por doenças relacionadas ao trabalho.

Fonte: ISC (Instituto Santa Catarina)

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2021. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link