Home Produtos e serviços Jogo para dispositivo móvel reduz acidentes de trabalho
1

Jogo para dispositivo móvel reduz acidentes de trabalho

0
1

produtos e servicosUma plataforma móvel e interativa é a mais nova aliada da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) nos programas de prevenção a acidentes de trabalho. Voltado para o treinamento de trabalhadores com relação às melhores práticas no ambiente de trabalho, o “Sábios” tem o formato de um jogo, com finalidade de atualizar e incentivar os colaboradores a aprenderem, de uma forma mais interativa e lúdica, procedimentos importantes para a realização de suas atividades diárias.

Para testar as habilidades do Sábios, a Fiesc escolheu oito empresas de dois segmentos, construção civil e frigoríficos. Com estratégias de games, a plataforma móvel simula acidentes que poderiam ter acontecido no mundo real. No caso da construção civil são três situações, instalações elétricas, soterramentos e trabalhos em altura. Os colaboradores respondem perguntas e tomam decisões sobre determinada situação de risco. No final do jogo, é elaborado um gráfico com a pontuação das equipes. Um mês depois, repetem o jogo, como mesmo questionário.

“Percebemos que há uma redução de 74% das respostas incorretas. Com isso, alcançamos o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as faltas e, consequentemente, aumentamos a produtividade”, diz a supervisora de Saúde e Segurança do Trabalho da Fiesc, Fernanda Retzem.

De acordo com a Fiesc, o treinamento com as empresas selecionadas é o primeiro passo para que a plataforma seja comercializada posteriormente para os demais integrantes do setor de indústrias de Santa Catarina. A FG Empreendimentos, uma das empresas selecionadas, disponibilizou a plataforma móvel para colaboradores da obra Sky.

“Esta plataforma é um ótimo incentivo. Com ela, aprendemos sobre os riscos do local de trabalho e o que podemos fazer em diversas situações, como choque elétrico, escavação e queda na obra. A nossa segurança tem que estar sempre em primeiro lugar”, comenta Bruno Alexandre Petick da Silva, colaborador da FG Empreedimentos.

O coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da FG Empreendimentos, Ricardo Pippi Reis, diz que, devido à rotatividade na construção civil, os treinamentos e as capacitações são cada vez mais necessários. Ele conta que a empresa já estava buscando alternativas para atrair.

Fonte: FG Empreedimentos

Comment(1)

  1. Pessoal,
    Achei a ideia muito boa. Como posso fazer para testar a ferramenta ainda que DEMO?

    Carlos Ribeiro
    Gerente de SSMA
    MIRABELA MINERAÇÃO DO BRASIL

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *