14ª edição do WSSO ressalta importância de proteger vidas e bate recorde em número de inscritos
Na quarta-feira, 12 de junho, a cidade mineira de Ipatinga sediou o primeiro dia da 14ª edição do Workshop de Saúde, Segurança Ocupacional e de Processos (WSSO). O evento, promovido anualmente pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), bateu recorde de público em 2024, com mais de 500 pessoas inscritas, e mostrou a importância de proteger vidas.
O início do Workshop foi marcado pela cerimônia de abertura que contou com a participação de: Lucas Lima Mesquita, Coordenador do 14º WSSO; Horacidio Leal Barbosa Filho, Presidente Executivo da ABM; Sergio Leite de Andrade, Presidente do Conselho de Administração da ABM; Marcelo Chara, CEO da Usiminas e João Batista Alves, Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço.
Ações para proteger vidas
Em sua fala, Horacidio Leal Barbosa Filho destacou que a 14ª edição do WSSO representa um dos pontos altos da trajetória do evento. “Hoje, estamos aqui com recorde de inscritos. O auditório está cheio, temos dezenas de expositores e o público está se movimentando em todos os espaços do evento. Isso me faz lembrar os primeiros anos do WSSO, quando muitos duvidavam que era possível que uma associação técnico-científica falasse sobre saúde e segurança. Podemos dizer que não só fomos capazes de realizar o evento como também ele se tornou o maior do país a abordar esses temas”, concluiu o presidente executivo da ABM.
Complementando a fala de Horacidio, o presidente do Conselho de Administração da ABM, Sergio Leite, destacou que a fase de ampliação do evento é resultado de muitos anos de priorização do cuidado, tanto da ABM para com os participantes, quanto das próprias empresas com seus colaboradores. “A base de tudo que temos feito, como empresas e como Associação é cuidar das pessoas”, pontuou o executivo.
Marcelo Chara, CEO da Usiminas, empresa anfitriã do evento, também ressaltou o cuidado com as pessoas como pilar das operações do segmento conhecido por ser uma das bases da economia nacional. “É nosso dever enquanto líderes, garantir que os pais, a mães, os filhos, os irmãos e os amigos que atuam no setor industrial voltem para a casa em segurança todos os dias. Por isso, um espaço como o WSSO, de compartilhamento de experiências e soluções é tão importante para o segmento”.
Bem-estar dos colaboradores
Lucas Lima Mesquita, coordenador do evento, emocionou a plateia ao compartilhar experiências pessoais para enfatizar a importância de que se faça tudo aquilo que se está ao alcance para proteger vidas, em especial nos ambientes de trabalho. João Batista Alves, Presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, frisou que o crescimento industrial se baseia na manutenção do bem-estar dos colaboradores e a inovação nesse setor é essencial para o desenvolvimento do Brasil como um todo.
Finalizando a cerimônia de abertura, o Diretor de Operações da Comportamento, ministrou a palestra Transformação Cultural: Desafios para o Futuro e para as Lideranças. “Eu acredito que um evento como esse consegue colocar o tema de segurança como um valor que é muito evidente para as empresas que estão aqui, mas gera um outro ganho importante que é colocar essa discussão da segurança como competência. É assim que você gera aprendizados, boas práticas e consegue separar as coisas que deram certo e as coisas que não deram certo. A ABM tem um papel fundamental em criar uma cultura, esse conceito de segurança como valor, mas também de segurança como competência”, concluiu.
O 14º WSSO tem a Usiminas e Ternium como empresas anfitriãs e, além das siderúrgicas, conta também com a participação das instituições: Danny, Libus, Reframax, RIP, SME, Sodexo, Industrial Scientific, MSA, Aperam, Cesla, Dupont, General Instruments, Gerdau, Grupo Gestor Vida, MRC, Provest, Siryhos, Vita, Cenibra, PH e Sankyu.