Rhodia cria projeto com uniformes recicláveis para colaboradores de todo o parque fabril

0

A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, criou uma iniciativa que fomenta a economia circular na cadeia têxtil,
especialmente no segmento de uniformes: o projeto de ecodesign, que prevê diminuir o impacto da indústria, fazendo com que roupas de trabalho possam ser 100% recicladas.

Para dar certo, é necessário que não haja mistura de fios nas peças e que sejam feitas do mesmo material, além de idealmente não poderem ter detalhes como zíper ou botão, o que dispensa uma operação de separação desses itens após o uso.

Para provar que é possível, a Rhodia implementou uma iniciativa para produção de uniformes feitos 100% de poliamida. “É uma roupa que foi feita para se tornar uma roupa novamente. Além disso, um tecido que
traz conforto, com fácil lavagem e secagem, produzido de forma sustentável e que se adequa na temperatura do corpo”, explica Eduardo Girote, diretor de marketing do Grupo Solvay.

 

Consumo consciente

 

No processo, o uniforme utilizado é “picotado” e alimentado no processo de reciclagem química, que faz a despolimerização e então a nova polimerização da Poliamida 66. Esse polímero pode então ser utilizado para diversas aplicações como por exemplo o mercado de Plásticos de Engenharia. No segundo momento do projeto, essas peças poderão ser recicladas inúmeras vezes, mantendo a mesma qualidade do polímero.

“A Rhodia quer incentivar marcas e parceiros a se unirem para diminuir o impacto da indústria da moda e incentivar o consumo consciente. O que queremos é criar peças únicas, que futuramente já sejam feitas para serem recicladas como uma peça nova”, conta Girote.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...

PATROCÍNIO