Portos do Paraná aumenta número de capacitações para reforçar segurança das operações

0

Em 2022, a empresa pública Portos do Paraná realizou diversas ações de treinamentos, gerenciamentos de riscos, simulados, workshops, diálogos integrados e eventos que capacitaram e formaram centenas de portuários no aprimoramento do trabalho saudável e seguro. As atividades foram promovidas por meio da Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho, a Portos do Paraná

“É fundamental reforçarmos a importância do autocuidado e difundirmos a cultura da prevenção de acidentes de trabalho e atenção com a saúde”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Santana.

Segundo o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa pública, José Sbravatti, o melhor investimento é o que zela pelo trabalhador. “O portuário percebe e retorna em dobro, consciente da importância do seu trabalho. Esse ano focamos muito forte em ações educativas com a finalidade de assegurar uma operação portuária mais segura”, afirma.

 

Brigada de emergência

 

Os guardas portuários que integram a Brigada de Emergência participaram de um treinamento de nível avançado. Foram 40 horas de trabalho, envolvendo reciclagem e aprendizado para aprimorar o atendimento em possíveis ocorrências no Porto de Paranaguá. Os brigadistas passaram por aulas teóricas, simulações e colocaram em prática o aprendizado para combater o fogo, usando todo o equipamento de proteção individual adequado para a função.

Também foi realizado treinamento teórico e prático sobre a Norma Reguladora 35 (NR-35), que trata do trabalho em altura. O curso é requisito obrigatório para toda atividade executada acima de dois metros, onde haja risco de queda. Foram duas turmas com 40 colaboradores em curso.

Além dos profissionais dos portos, a Gerência de Saúde e Segurança no Trabalho exige que as empresas que acessam a zona portuária atualizem os treinamentos obrigatórios de segurança de seus funcionários. Somente com esses treinamentos poderão ser liberados os acessos e desempenho das atividades. Ao longo do ano foram treinados mais de 490 trabalhadores terceirizados.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...