Dia do Técnico de Segurança do Trabalho foi comemorado, em São Paulo, com destaque para as capacitações profissionais em NR-10, SPIQ, Emergências e Incêndio
O Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, que é celebrado oficialmente no dia 27 de novembro em nível nacional, em 2023 foi comemorado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo (Sintesp), no dia 25 de novembro, na sede da entidade, Rua 24 de Maio 104, 5º Andar, Centro SP, com casa cheia, mais de 50 participantes.
Na ocasião, além do já tradicional café da manhã, que contou com apoio dos patrocinadores Animaseg, KStrong, Orion, WorkFire, Preseg, DantecSafety/Duo Representações, o evento comemorativo permitiu aos profissionais presentes ampliarem suas capacitações através das apresentações de palestras sobre uso correto de EPIs no trabalho com eletricidade, dentro do enfoque da NR-10; sistema e proteção contra quedas (SPIQ); sistemas de prevenção de combate a incêndios e emergências; e a valorização e importância do Técnico de Segurança do Trabalho. Todos os presentes participaram dos sorteios de diversos brindes.
Dia do Técnico de Segurança do Trabalho 2023
Nesta edição comemorativa do Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, a mesa de abertura foi composta por Valdizar Albuquerque da Silva, presidente do Sintesp, José Ubiratan Carvalho Vieira, gerente Regional do Trabalho e Emprego de Sorocaba; e Luís Carlos de Oliveira, o Luisinho, da Força Sindical. Todos enalteceram o papel fundamental dos Técnicos (as) de Segurança do Trabalho dentro do sacerdócio da prevenção de acidentes e da saúde dos trabalhadores, contribuindo diretamente para a redução de custos para as empresas e para o Brasil, estimados, conforme dados de 2022, em R$ 12,5 bilhões.
O evento foi finalizado com o oferecimento de uma placa em justa homenagem à Técnica de Segurança do Trabalho e diretora do Sintesp, Mirdes de Oliveira, pelos seus relevantes serviços prestados à entidade e a coletividade.
Segundo Valdizar Albuquerque, no Dia 27 de Novembro se comemora o dia da única formação profissional em Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil: “o Dia do Técnico de Segurança do Trabalho, que além de profissão é também uma importante ferramenta de gestão em Política Pública para assegurar a integridade do trabalhador brasileiro”, destacou.
O presidente do Sintesp ressaltou que dar a devida importância e valorizar os colegas de profissão é missão de todos os atores envolvidos no setor, entidades diversas e o Estado, que precisam ter essa meta e objetivo.
Alerta do sindicato
Valdizar Albuquerque fez um importante alerta aos profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho, na abertura do evento. “É minha luta pessoal à frente da maior entidade prevencionista do País, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho em SP, o Sintesp, reforçar o alerta para que sejam regularizados os salários de quem recebe abaixo do Piso. O TST que ganha abaixo do piso salarial não é culpado, ele é vítima. Culpados são o contratante e cúmplices, os quais sabendo do fato nada fazem. Minha orientação é que os TSTs denunciem essa irregularidade!”, salientou o presidente do Sintesp em seu discurso de boas-vindas no evento comemorativo.
Para mais informações, acesse o site do Sintesp neste link.