Núcleo de saúde do trabalhador destaca serviços especializados em prol da saúde e bem-estar
Para ampliar a disponibilidade dos serviços especializados, a cidade de Palmeira dos Índios, AL, conta agora com seu Núcleo de Referência em Saúde do Trabalhador (NUREST), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde e do Programa Saúde do Trabalhador.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador compreende uma atuação continua e sistemática, ao longo do tempo, no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho, em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico, com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre esses aspectos, de forma a eliminá-los ou controlá-los. Ou seja, é a vigilância da produção do trabalho e que valoriza os serviços especializados.
Entre seus objetivos está a identificação das atividades produtivas da população trabalhadora e das situações de risco ã saúde dos trabalhadores no território; identificação das necessidades, demandas e problemas de saúde dos trabalhadores no território; realização da análise da situação de saúde dos trabalhadores; intervenção nos processos e ambientes de trabalho; produção de tecnologias de intervenção, de avaliação e de monitoramento das ações de VISAT; controle e avaliação da qualidade dos serviços e programas de saúde do trabalhador, nas instituições e empresas públicas e privadas; produção de protocolos, de normas técnicas e regulamentares; e participação dos trabalhadores e suas organizações;
Serviços especializados
O foco do núcleo é o fortalecimento do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) e demais profissionais de instituições públicas e privadas que vão poder contar com serviços especializados em prol da saúde e bem-estar.
“O município vem fazendo um excelente trabalho nessa área, o que mais aciona o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (Cerest). É essa parceria que queremos ver. Colocamos o Ministério Público do Trabalho à disposição de todos”, ressalta o procurador do Ministério Público do Trabalho de Alagoas Rodrigo Raphael Rodrigues de Alencar, que esteve presente na inauguração do espaço, juntamente com autoridades, em fevereiro.
Foto: prefeitura de Palmeira dos Índios, AL