Cidades realizam conferências de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
As conferências de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde são mecanismos importantes de articulação para a promoção de políticas públicas, em especial às trabalhadoras e trabalhadores do SUS.
Para tanto, os municípios e estados estão aderindo a essas atividades. Em Mairiporã, a secretaria de saúde local realizou o evento em junho, com a presença de Raphael Aparecido de Souza, Secretário de Saúde, que abordou o evento e outras ações em saúde realizadas na região.
Importância das conferências
Já em São Cristóvão, SE, evento foi realizado no auditório da Didática V da Universidade Federal do estado (UFS) e foram deliberadas três propostas de cada eixo em nível municipal, estadual e nacional. As propostas municipais serão acolhidas para o Plano de Saúde do Município, já as demais serão encaminhadas às conferências. “Essas propostas devem ser levadas para as instâncias estaduais e nacionais porque a política de gestão do trabalho e educação em saúde está sendo retomada pelo governo federal”, comenta Sayonara Carvalho, diretora de gestão do trabalho e educação na saúde.
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) aponta que, atualmente, o Brasil conta com mais de 3 milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS, sendo 75% de mulheres, 47% com curso superior e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade e a liderança no ranking nacional são técnicas(os) em enfermagem, com 769.203 mil profissionais.
Foto: prefeitura de Mairiporã, SP