Cerest de Jundiaí promove palestra sobre documentação em SST

0

O Departamento de Vigilância em Saúde da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e o Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí, SP, promoveram uma palestra sobre “Análise Documental Pós-Inspeção Sanitária”, a responsáveis pela área de saúde da região e demais que pertence ao Centro.

O evento, ocorrido em novembro, faz parte de ações semestrais de integração entre as regionais de saúde local para qualificação e capacitação. Em pauta, o encontro abordou temas como a importância da solicitação e da inspeção de documentos como o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

“A partir de uma análise minuciosa da documentação, é possível termos a percepção da Gestão de Segurança do Trabalho das organizações e, desta forma, termos uma ação mais assertiva quanto à promoção, prevenção e proteção da saúde do trabalhador”, comenta Marcelo Cabreira de Góes, engenheiro de segurança do Trabalho do CEREST de Jundiaí, que juntamente com André Mestriner, gerente do órgão e engenheiro do trabalho, ministraram a palestra.

 

Ações do CEREST Jundiaí

 

Com 20 anos de existência, o CEREST Jundiaí atua no estabelecimento de linhas de cuidado e fluxos de atendimento à rede de saúde e atenção integral aos trabalhadores da região e arredores, sendo realizados mensalmente a casa de 1 mil atendimentos.

As localidades beneficiadas são as cidades de Atibaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Itatiba, Morungaba, Louveira, Vinhedo, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista.

De acordo com o órgão, até setembro, foram recebidas 3.760 notificações de agravos relacionados ao trabalho, uma diminuição, haja vista que em 2023, no acumulado do ano, foram 5.281 agravos.

“Isso é resultado das capacitações e do trabalho para combater subnotificação dos agravos junto aos serviços públicos e privados. Fomos reconhecidos como um dos melhores do Brasil e referência técnica para 11 municípios”, comemora Flávia Pagliarde Cerezer, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...