Seminário no CREA-RN debate a saúde do trabalhador na era da terceirização e dos aplicativos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (CREA-RN) recebeu o seminário “Trabalho Seguro: a saúde do trabalhador e a inclusão social”, promovido pelo Programa Trabalho Seguro (PTS), do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), e o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN-RN).
O evento, ocorrido em novembro, foi pautado a tratar de assuntos que estão em voga no mundo do trabalho, como a terceirização de serviços e empregos por aplicativos, com destaque para uma conferência do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e coordenador Nacional do PTS, Alberto Balazeiro.
Ações do CREA
“O maior desafio da atualidade é o trabalhador que não tem vínculo de emprego formal:são motoristas de aplicativo, catadores de material reciclável, camelôs, um mercado de trabalho existente, visto por todos, mas sem um vínculo formal. O Estado, muitas vezes, não se faz presente, fiscalizando condições de saúde, a limitação de jornada, a utilização de equipamentos de proteção”, alerta o ministro.
Além da inclusão social e SST, o evento também discutiu temas pertinentes, como o uso de agrotóxicos, em especial as ações do PTS sobre o assunto. Para o juiz Alexandre Érico Alves, vice-presidente do TRT-RN,o tribunalfocou em falar do uso agrotóxicos em suas atividades, realizando eventos voltados aos trabalhadores empregadores para esclarecer sobre essas questões.
“Fizemos isso para informar que o uso dos agrotóxicos de forma indiscriminada traz prejuízo para a saúde, não só daqueles trabalhadores que estão tratando diretamente com aplicação desses produtos químicos, como também para nós consumidores”, finaliza o magistrado.
Foto: divulgação