Seminário em Araguaína debate estratégias para prevenir o câncer relacionado ao trabalho
A cidade de Araguaína, TO, foi palco de um seminário sobre a importância da Saúde Ocupacional e da prevenção do câncer relacionado ao trabalho, promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador local (Cerest), com o objetivo de propor estratégias de promoção, prevenção e vigilância contra o câncer ocupacional.
De acordo com a prefeitura, entre os anos de 2009 e 2023, o município registrou 13 casos, cujos diagnósticos incluem neoplasias malignas da bexiga, glândula tireoide, mama, pele e alterações causadas por exposição crônica a radiações não ionizantes.
Apenas em 2023, seis novos casos foram identificados, um aumento significativo em relação aos anos anteriores, destaca Fátima Sueli Neto Ribeiro, médica sanitarista, endossando que essa questão pode ser prevenida. “O câncer é uma doença complexa, com diversos fatores de risco, portanto não podemos ignorá-los. Muitas vezes, o ambiente de trabalho expõe as pessoas a agentes cancerígenos, como substâncias químicas (agrotóxicos) e radiação. Para prevenir, precisamos ir além do EPI, é fundamental promover mudanças nas condições de trabalho, tornando-as mais seguras e saudáveis”, frisa.
Câncer de pele
O Cerest conta com um projeto aos agentes comunitários de saúde, os de endemias e demais equipes que trabalham em campo e em contato direto com a luz do sol, para que, no mês de aniversário desses trabalhadores, tenham direito a uma consulta de prevenção ao câncer de pele.
“A ação foi pensada para impactar positivamente na saúde dos servidores do nosso município. Todo o processo é de fácil aplicação, pois empregamos recursos e profissionais já disponíveis na rede, podendo ser, inclusive, repetido em outras cidades. Tem sido muito gratificante saber que tem feito diferença na vida e na saúde dos trabalhadores”, explica Fabyanne Oliveira Montelo Ribeiro, enfermeira do Trabalho e uma das participantes na elaboração do projeto.
As atividades de consulta anual a esse público iniciaram-se em 2021, já atendeu mais de 270 trabalhadores (julho 2022), informa comunicado.
Foto: Thiago Santos