Estados se mobilizam em ações educativas em alusão ao Abril Verde
Estamos no Abril Verde, mês dedicado a conscientização sobre acidentes laborais e essa premissa não deve se resumir a uma data, mas a constância. Criado em 2014 pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Paraná, o movimento frisa conscientizar e mobilizar governo, empresas, entidades de classe e sociedade civil organizada a abraçar a causa. Os estados estão mobilizados na realização de eventos alusivos ao tema.
O mês de abril foi escolhido por conta de duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde (7) e o Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho (28), data para lembrar um acidente nos EUA ocorrido em 1969 que matou 78 trabalhadores em uma mina. A cor verde representa a Segurança do Trabalho.
Pensar nesse cenário não é para menos: dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho mostram que 15,9 mil pessoas morreram no Brasil em acidentes do trabalho de 2016 a 2022, aumento de 25,4%, saltando de 2.265, em 2016, para 2.842, em 2022.
Ações dos estados pelo país
Pelo Brasil, entidades promovem ações educativas e iluminação em tom verde em autarquias de diversos estados. No Rio Grande do Sul, em março foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei (PL) 302/24, de autoria do deputado estadual Airton Artus, que institui o Mês Estadual de Segurança e Saúde do Trabalho cujo escopo é fomentar feitos eventos, palestras e a iluminação dos prédios públicos.
Artus, que além de deputado é médico do trabalho, entende a aprovação do PL não é apenas para popularizar uma data, mas uma forma de sensibilizar a população sobre o assunto: “Tem coisas na vida que a gente só dá valor quando falta e a saúde é uma delas, por isso a prevenção e a conscientização são tão importantes para a nossa sociedade”, destaca.
Em Pernambuco, Virgínio Henriques de Sá e Benevides, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), gestor regional titular do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) e do Grupo Interinstitucional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Getrin6) se reuniu com o vereador Luiz Eustáquio, autor do PL que institui o “Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho” no calendário oficial de eventos no Recife. “A audiência tratou do andamento dessa ação, iniciativa do Programa Regional do Trabalho Seguro e do Getrin6 e faz parte das atividades do Abril Verde de 2025”, informa nota.
Já em Rondônia, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa/RO), por meio de seu projeto Agevisa Em Ação, promoveu um passeio ciclístico para lembrar o mês. “O objetivo do evento é aumentar a conscientização sobre saúde e prevenção, incentivando hábitos saudáveis que promovam a qualidade de vida dos cidadãos”, frisa diretor-geral Gilvander Gregório de Lima,diretor-geral da Agevisa/RO.
Em Mato Grosso do Sul, os profissionais de educação são o tema da campanha neste ano em Campo Grande, com ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). As atividades incluem visitas a escolas municipais, além de um “Dia D”, com atendimento psicológico, bem-estar, palestras e café aos participantes.“O slogan é ‘Educar sem perder a cabeça: sua saúde mental importa’. A ideia é dar suporte aos trabalhadores da educação, que enfrentam desafios emocionais no ambiente de trabalho”, conclui Keila Barreto Araújo Quadros,coordenadora do Cerest Centro/Sesau.
Foto: Tribunal Superior do Trabalho (TST)