Abertura da CANPAT 2024: Segurança em Máquinas e Equipamentos em Foco
A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), realizou nesta quinta-feira (18), o evento de abertura da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT 2024, com o tema Segurança em Máquinas e Equipamentos.
Mediada pelo auditor fiscal do trabalho e coordenador da Canpat, José Almeida Martins de Jesus Junior, a transmissão tratou de importantes assuntos como: A importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais para o desenvolvimento sustentável do Brasil; Sistema de Proteção ao Trabalho; Objetivos de desenvolvimento sustentável; Governança ambiental, social e corporativa; Ações especiais, entre outros assuntos.
A Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Juliane Mombeli, afirmou que a prevenção é a melhor saída para evitar acidentes. “Prevenir sempre é o melhor caminho. Dentre os agentes causadores de acidentes e adoecimentos, o observatório da saúde do trabalho aponta que máquinas e equipamentos são os campeões de acidentes no trabalho, respondendo por 14,8% de todos os casos. São 770 mil casos, de 2012 a 2022, é como se fosse a população de Nova Iguaçu (RJ) e Natal (RN), por exemplo”, pontuou.
Segurança nas máquinas e equipamentos
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o mapeamento dos acidentes é necessário. “Se nós temos muitos acidentes com relatos a máquinas e equipamentos, talvez tenhamos que ter mapeamento nos territórios, para entender quais os problemas desses acidentes e os relatos. Se tem a ver com o sucateamento, se tem a ver com o envelhecimento dessas máquinas”, disse.
Instituída pelo Decreto n° 68.255, de 16 de fevereiro de 1971, e reativada em abril de 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) visa sensibilizar a sociedade para a construção de uma cultura de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Canpat da Construção
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) é parceira da CANPAT e realiza a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção) desde 2017, já tendo impactado mais de 40.000 trabalhadores – líderes setoriais e estudantes.
A iniciativa combina esforços com os principais atores da Segurança e Saúde do Trabalho – Sesi, Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis) e SIT/Ministério da Economia – para induzir ainda maior redução na incidência de acidentes na indústria da construção e tornar o ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e seguro.
Desencadeada na capital federal em 2017, a CANPAT Construção é disseminada por todo o país. São realizados eventos regionais de mobilização para avançar na conscientização de empresários e estimular o diálogo com integrantes do poder público.
Ricardo Michelon, vice-presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, afirmou que prevenir acidentes é cuidar de pessoas. “Prevenir acidentes é cuidar das pessoas, isso é estratégico para a construção civil e estratégico para o país”, disse.
Os interessados podem rever a live CANPAT 2024 – no Canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho (Enit) no YouTube.
Conforme informado no portal da CBIC, o tema tem interface com o projeto “Conhecimento, Segurança e Saúde no Trabalho”, da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Foto: Reprodução