Cerest de Araxá, MG, amplia estratégias de atendimento aos trabalhadores
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Araxá, MG, está ampliando sua atuação em prol da saúde e bem-estar dos trabalhadores, com atendimento na cidade e região, aos que enfrentam doenças ou sofreram acidentes relacionados às suas atividades laborais.
Cerest Araxá
Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Cerest Araxá realiza também encaminhamentos ao sistema, bem como consultas médicas, fisioterápicas, assistência social, contando com uma equipe multidisciplinar, com técnicos em segurança e profissionais administrativos. “Também realiza ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), notificando casos de agravos ocupacionais no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Inclusive com inspeções e orientações em empresas, iniciativas preventivas, como grupos de alongamento e palestras sobre cuidados posturais, para reduzir dores e minimizar riscos de problemas de saúde no trabalho”, informa nota.
Integração
A Secretaria Municipal de Saúde do município participou, em fevereiro, do Conexão Minas-Saúde 2025, em Belo Horizonte, evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do estado (COSEMS-MG), cujo foco foi fortalecer a integração entre os gestores municipais e estaduais, promovendo um alinhamento estratégico para aprimorar a gestão do SUS no estado.
A programação foi elaborada com base nas necessidades apontadas pelas regionais de saúde, garantindo a discussão de assuntos relevantes para o aprimoramento da assistência à saúde e da gestão pública. “O evento foi uma oportunidade para estreitarmos laços com gestores de todo o estado e alinharmos estratégias para aprimorar a saúde pública em nosso município. Isso permitiu fortalecer a gestão e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado à nossa população”, comenta Cristiane Gonçalves Pereira, secretária Municipal de Saúde.
Foto: prefeitura de Araxá, MG