Cidade na Bahia conquista primeiro lugar no Plano Nacional de Saúde com foco em SST
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), unidade regional com sede na Capital do Oeste, do município de Barreiras, BA, foi referenciado em primeiro lugar entre os 25 Cerests avaliados no Brasil, com a melhor pontuação no 2º quadrimestre dos indicadores de saúde do trabalhador, dentro do Plano Nacional de Saúde (PNS).
Barreiras
Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, o Cerest/Barreiras abrange 14 cidades da microrregião de saúde Oeste com o propósito em fornecer subsídio técnico ao Sistema Único de Saúde (SUS) na vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais,independentemente do vínculo empregatício. “Nossa missão é promover ações para melhorar os ambientes laborais, bem como a qualidade de vida no trabalho por intermédio da Saúde e Segurança do Trabalho (SST). É uma tarefa diária realizada por uma equipe multiprofissional; esse destaque positivo nos deixa felizes e também eleva ainda mais a responsabilidade com esse público”, enfatiza Janaina Oliveira, coordenadora da unidade.
A apresentação dos resultados foi divulgada em novembro, no site oficial do Ministério da Saúde e compartilhada pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT), Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (DSAST), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).
Foto: divulgação