Conforto conquista “Selo de Origem Sustentável” e fortalece compromisso do mercado de calçados de segurança com as práticas ESG

0

A Conforto mostra que é uma empresa “Ouro”. No dia 15 de setembro de 2023, a sua unidade de Estância Velha, RS, recebeu o Selo Origem Sustentável, na Categoria Ouro, tornando-se a primeira indústria de calçados de segurança a receber o certificado, considerado o único de ESG e Sustentabilidade no mundo voltado para as empresas da cadeia calçadista.

Já faz tempo que sustentabilidade deixou de ser apenas uma questão de meio ambiente. Ser uma empresa sustentável implica adotar práticas e políticas que considerem os pilares ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações. Isso abrange desde a responsabilidade ambiental, como a redução de resíduos e emissões, o uso responsável de recursos naturais, até a atuação socialmente responsável, valorizando a comunidade local, os direitos dos trabalhadores e a diversidade. Além disso, ser uma empresa sustentável também envolve uma governança corporativa transparente e ética, com uma gestão que se preocupa com a integridade, compliance e prestação de contas.

Sede da Conforto, em Estância Velha, RS

Compromissos ESG

 

O Selo Origem Sustentável reconhece e certifica as organizações que demonstram compromisso genuíno com esses princípios, agregando valor não apenas ao negócio, mas também à sociedade e ao meio ambiente. Ele é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

 

No dia 15 de setembro de 2023, a Conforto recebeu a certificação de sua unidade de Estância Velha na Categoria Ouro. Foi a primeira indústria de calçados de segurança a receber o Selo Origem Sustentável. Para João Altair, diretor-presidente da empresa, foi um passo importante: “Nós, fabricantes de artigos de segurança para o trabalho, precisamos ser exemplo em termos de sustentabilidade. Somos nós que levantamos a bandeira que todo o trabalhador merece um ambiente de trabalho saudável e seguro. Por isso, precisamos ser exemplo: tratar nossos colaboradores com respeito, proporcionando a eles boas condições de trabalho; apoiar o desenvolvimento da comunidade onde estamos inseridos; desenvolver práticas de respeito ao meio ambiente e exigir esse mesmo compromisso de nossos fornecedores. É uma espécie de corrente do bem. A Conforto foi a pioneira e esperamos que mais fabricantes trilhem esse caminho, pois todos saem ganhando”, explica o Diretor.

 

Importância da certificação

 

A Gestora de Certificações da Conforto, Deiziane de Oliveira, destaca a relevância das ações tomadas pela empresa para alcançar o Selo: “Hoje trabalhamos de forma muito mais consciente: reaproveitamos ou reciclamos nossos resíduos, sendo que houve uma considerável redução em sua geração, proporcionamos logística reversa das embalagens, possuímos fonte de energia renovável para nossa matriz energética, além de apoiar e financiar ações ligadas ao incentivo ao esporte e projetos culturais. O nosso trabalho é garantir que o tema sustentabilidade, em todos os seus aspectos, esteja presente em cada decisão tomada dentro da empresa, fazendo parte de nossa cultura.”

Certificação da Conforto sela seu compromisso com a sustentabilidade

A jornada em direção à sustentabilidade corporativa vai além da obtenção de certificações, sendo um compromisso contínuo e abrangente. A conquista do Selo Origem Sustentável pela Conforto não apenas ressalta o pioneirismo da empresa na área de calçados de segurança, mas também evidencia um compromisso genuíno com a responsabilidade ambiental, o bem-estar social e uma governança transparente. O reconhecimento reforça a importância de práticas conscientes e éticas em todos os processos operacionais, mostrando que a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas uma necessidade e um dever de todas as organizações para o presente e futuro.

Fotos: Conforto/divulgação

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...