Uma das alterações mais significativas causada pela pandemia foi o ambiente de trabalho. Com uma explosão no número de colaboradores atuando de forma remota, o controle de horas se tornou um desafio. Uma pesquisa do Instituto DataSenado mostra que quase 80% dos 5 mil entrevistados excedem a jornada prevista. O resultado é um aumento do estresse e esgotamento desses profissionais.
Para ajudar no equilíbrio entre vida pessoal e profissional dos contratados e ampliar a segurança jurídica, algumas empresas investiram em recursos para controlar o registro de ponto. A contratação de aplicativos para registro remoto do ponto eletrônico aumentou consideravelmente, de acordo com Dimas Fausto, presidente da Dimastec, empresa especializada em gestão de ponto e controle de acesso.
Entre os recursos mais procurados pelos contratantes estão o georreferenciamento e uma espécie de cerca virtual, que libera o registro da jornada apenas se o profissional estiver no espaço físico permitido para exercer a atividade. Ferramentas como essa auxiliam na produtividade e evitam problemas de saúde, principalmente psicológicos.
Para as empresas que procuram por sistemas que as ajudem a oferecer esse controle, a orientação é identificar se o aplicativo atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Além disso, deve-se considerar também a facilidade de manuseio para que todos os colaboradores entendam como se opera a ferramenta.
[…] FONTE: REVISTA CIPA […]