Curso gratuito de primeiros socorros para trabalhadores de lavanderias
Num acidente de trabalho, os primeiros socorros são fundamentais para que os riscos da saúde do trabalhador sejam minimizados até que o socorro adequado se realize. Por isso, as lavanderias devem estar preparadas para realizar os procedimentos adequadamente, ainda mais porque utilizam produtos químicos e equipamentos como ferros, mesas de passar e caldeiras, entre outros.
Por isso, conforme explica José Carlos Larocca, presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo) e empresário do setor de lavanderias, existem leis, portarias e Normas Regulamentadoras que determinam as operações nas lavanderias: elas fazem parte da Lei nº 6514, de 1977, e da Portaria nº 3284, de 1978. “A Norma Regulamentadora nº 7 determina que ‘Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação de primeiros socorros, aos cuidados de pessoa treinada para esse fim’. Porém, nem todos os profissionais do setor conseguem atualizar-se, daí a importância do curso”, destaca.
Outro ponto destacado pelo presidente do sindicato é a prevenção. “Os trabalhadores que passam pelo curso aprendem a prevenir acidentes e, hoje, sabe-se que a prevenção é a forma mais adequada de se trabalhar em qualquer empresa”, avalia.
No curso, o participante aprenderá a oferecer o atendimento inicial a uma vítima, de maneira a ajudar a preservar sua vida e impedir o agravamento de lesões, visando à recuperação do acidentado antes da chegada do socorro. Além de abordar problemas que podem ocorrer com qualquer pessoa – como uma crise epilética, hemorragia ou fraturas – , também serão tópicos do curso o socorro de quem passa por queimaduras e envenenamentos, casos que podem acontecer devido ao uso de equipamentos e produtos químicos presentes no cotidiano das lavanderias. “A maneira de agir no momento do acidente também é um item importante para que o quadro do acidentado não se complique”, pontua Larocca.
Tópicos abordados no curso:
- a) o que são primeiros socorros;
- b) acidentes com vítimas;
- c) avaliação do nível de consciência;
- d) desobstrução das vias aéreas;
- e) vítimas conscientes e inconscientes;
- f) respiração artificial (com uso de boneco);
- g) massagem cardíaca (com uso de boneco);
- h) hemorragias;
- i) fraturas;
- j) transporte de vítimas;
- l) queimaduras;
- m) traumas em articulações e músculos;
- n) epilepsia;
- o) convulsão febril;
- p) envenenamento;
- q) picadas de insetos, escorpião e cobra;
- r) corpos estranhos.
Serviço:
Data: 18 de agosto de 2015 – 5ª feira
Horário: das 14h às 17h
Local: sede do Sindilav, Rua Paes de Araújo, 29, 11º andar, conjunto 111, Itaim Bibi, São Paulo, SP
Inscrições: devem ser feitas pelo telefax (11) 3078-8466 e as vagas são limitadas