Dia Mundial de combate a LER/DORT: conscientização é a palavra-chave para prevenção
Próximo 28 de fevereiro nos lembra do Dia Mundial de combate a LER/DORT(Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)), instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar sobre os cuidados com a saúde osteomuscular no ambiente de trabalho.
E isso não evolve apenas a importância de medidas preventivas sobre o esforço repetitivo, mas também como esse transtorno impacta profundamente a qualidade de vida dos trabalhadores. Para se ter uma ideia, segundo dados da Previdência Social, essas lesões estão entre as principais causas de afastamento, representando 30% dos casos e, em 2023, mais de 10 mil trabalhadores brasileiros se afastaram do trabalho por conta de LER/DORT.
Ajuda médica para a LER/DORT
A reumatologista Cláudia G. Schainberg explica que fatores como a má postura diária e o excesso de demandas no ambiente de trabalho podem gerar sinais de alerta no corpo ocasionadas principalmente nas regiões como cervical, lombar e ombros ao sentar, enquanto lesões nos cotovelos e punhos podem estar relacionados à intensa digitação.
O tratamento requer a expertise de profissionais especializados. “Ao perceber qualquer um dos sintomas, é crucial buscar a orientação de especialistas, como reumatologistas, fisioterapeutas e até mesmo psicólogos, se houver sinais de depressão e ansiedade. Eles prescreveram medicamentos adequados para cada caso, incluindo antiinflamatórios”, orienta a especialista.
Campanhas educativas
Estados e municípios pelo Brasil estão promovendo ações educativas sobre o tema. Em Itabuna, BA, Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de atenção à Saúde de Itabuna (FASI), está realizando atividades de conscientização.
Com apoio da Comissão Interna de Prevenção Acidente e Assédio (CIPAA), em parceria com os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), diversos servidores dos setores da unidade hospitalar recebem atendimento de auriculoterapia, correção postural e ginástica laboral.
Já em Cubatão, SP, a prefeitura, também por meio de sua CIPAA, está promovendo atividades conscientização sobre a LER/DORT, não apenas aos servidores, mas também à população, como sugestões sobre adoção de práticas preventivas para uma vida mais saudável e produtiva.
Importância de pausas regulares durante o período de trabalho (em geral, a cada 50, 55 minutos), com alongamentos, e ginastica laboral são algumas indicações: “A realização regular de movimentos corporais como se levantar, alongar, tomar água; evitar a sobrecarga mental, o que envolve da diminuição do ritmo, caso necessário; além da utilização de mobiliários ergonômicos são recomendados”, informa comunicado da prefeitura de Cubatão.
Foto: Pixabay