Estudo aponta que mais flexibilidade nos ambientes de trabalho reduz doenças cardiovasculares

0

Uma pesquisa realizada pela prestigiada Universidade de Harvard comprovou o que os trabalhadores ensejam ou mesmo já convivem: flexibilizar o local de trabalho pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. A opção por ambientes de trabalho com mais flexibilidade já é uma forte tendência e também atende a nova conjectura da sociedade pós-pandemia.

O estudo, liderado pela Harvard, em parceria com a Escola Chan de Saúde Pública e a Penn State University, acompanhou 1.528 funcionários que passaram por exames de pressão arterial sistólica, índice de massa corporal, hemoglobina glicada, tabagismo, colesterol HDL e colesterol total registrados antes das análises e novamente um ano após o início do estudo. “Essas informações foram usadas para calcular uma pontuação de risco cardiometabólico para cada funcionário, com pontuações mais elevadas indicando maior risco estimado de doença cardiovascular”, informa notícia da Harvard Gazzete.

 

Mais flexibilidade e saúde

 

As conclusões mostraram que os que puderam trabalhar seja em casa, seja no escritório ou mesmo em outros locais, buscando flexibilidade e alternativas para reduzir conflitos dentro do ambiente laboral e proporcionando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, garantiram menos risco de problemas cardíacos.

Já nos pacientes mais velhos, o resultado foi ainda mais surpreendente: a redução de doenças cardiovasculares chegou aos níveis de cinco a dez anos a menos de idade, ou seja, um coração de uma pessoa acima dos 50 anos conseguiu uma saúde equivalente a uma de 40 anos. “A intervenção foi concebida para mudar a cultura do local de trabalho ao longo do tempo, com a intenção de reduzir o conflito entre o trabalho e a vida pessoal dos funcionários e melhorar a saúde”, frisa Orfeu Buxton, professor de saúde biocomportamental da Penn State, e um dos autores do estudo.

Foto: Reprodução/Abrasce

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...