Gerenciamento do trabalho remoto é otimizado com ferramentas online
O teletrabalho já está presente na rotina de muitos brasileiros, sendo adotado por 46% das empresas durante a crise sanitária, segundo a “Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19”, realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração).
Mesmo com os seus benefícios, o trabalho a distância representa desafios, sobretudo aos gestores. “A falta de comunicação face a face em contexto de sala ou reuniões, dificuldade em estabelecer confiança, diferenças culturais e falta de colaboração são alguns dos entraves”, afirma Nuno Nogueira, Founder e Owner da Merge-Time,consultoria em soluções de negócios, parceira da SISQUAL® WFM. Ele acrescenta que é necessário investir e estabelecer um protocolo de comunicação eficaz para garantir que a equipe esteja em sintonia, independentemente do seu horário de trabalho.
Trabalho remoto
Para tal, a empresa conta com ferramentas de WFM (gestão de força de trabalho) que têm em seu leque de benefícios o acompanhamento do desempenho. Os líderes podem rastrear o tempo que o time passa em trabalho e no desempenho de tarefas de determinado projeto, monitorizar o progresso do projeto e identificar quais os membros da equipe que podem precisar de mais suporte ou recursos para concluir as suas tarefas.
Gestão de horários, monitorização de pausas, gerenciamento de tarefas e de produtividade são outras vantagens da adoção do sistema. “As ferramentas de WFM podem ajudar a reduzir o tempo gasto em tarefas administrativas e a garantir que a equipe remota esteja trabalhando com eficácia máxima”, finaliza.
Foto: reprodução