No dia 6 de março, a Instrutherm, companhia especializada em aparelhos de medição para diversos setores, realizará o I Curso sobre Avaliação de Ruídos Urbano: Conforto Acústico.
O tema será ministrado pelo Mestre Marcos Domingos com o objetivo de abordar os critérios e parâmetros adotados na nova revisão da norma ABNT NBR 10151 (2019) e também na ABNT NBR 10152 (2017), além de aplicar os instrumentos de medição de modo que os participantes possam elaborar uma boa avaliação dos níveis de pressão sonora em áreas habitadas.
As inscrições podem ser feitas pelo site da Instrutherm ou através da central de televendas, com limite de 30 pessoas para a turma. O valor de investimento é de R$ 400 e o curso acontece no Auditório Instrutherm, em São Paulo, com duração de oito horas, das 8h30 às 17h30.
Nos últimos dois anos, a Instrutherm vem apresentando temas relevantes para profissionais das áreas em que atua e recebendo participantes de toda parte do Brasil para os cursos realizados na empresa. As abordagens possuem um formato de especialização que agrega conhecimento, potencializa o currículo e, sobretudo, dá a oportunidade de atualização teórica e técnica, favorecendo o dia adia no trabalho.
Sobre Marcos Domingos, o especialista é Mestre em higiene ocupacional pela Colorado State University (EUA), higienista ocupacional, tecnologista sênior da Fundacentro (SP) de 1975 a 2011 -período que teve oportunidade de participar da elaboração da NR 15, NHT e NHO (01)-, presidente da ABHO -Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais- na gestão de 2003-2009, professor dos cursos de especialização do PECE -Programa de Educação Continuada da USP-, presidente do IAC –International Affairs Committee da AIHA–, entre outros títulos.
Serviço:
Curso: Avaliação do Ruído Urbano: Conforto Acústico
Data e horário: 6 de março, das 8h30 às 17h30
Local: Auditório Instrutherm
Endereço: Rua Jorge de Freitas, 264 – Freguesia do Ó – São Paulo/SP
Informações: (11) 2144-2800/ loja@instrutherm.com.br
Objetivo do curso: Revisar os fundamentos de acústica, incluindo análise de frequências, expor critérios técnicos para avaliação de ruído urbano, aplicados à comunidade, discutir as NBR 10151 (2019) e 10152 (2017), testar os instrumentos de medição de forma que os participantes possam elaborar uma boa avaliação dos níveis de pressão sonora em áreas habitadas.
Conteúdo Programático:
– Acústica Física: Revisão de conceitos (níveis, frequências, níveis médios e equivalentes, propagação de sons etc)
– Efeitos do ruído: Surdez ocupacional; irritabilidade; stress, etc
– Normalização I: NR 17, Conama e Leis de Zoneamento
– Normalização II: NBR 10151 (2019) e 10152 (2017): Terminologia e descritores
– Métodos de medição: Simplificado, detalhado e longa duração
– Aplicação e Instrumentação: Exemplos e teste dos medidores
– Relatório: Requisitos mínimos