Oficina discute a saúde dos trabalhadores do SUS
Uma portaria do Ministério da Saúde (MS) foi o pontapé para articulações sobre a promoção de um Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora do Sistema Único de Saúde (Pnaist/SUS).
A portaria 3.115 tem em seu escopo estimular a atenção integral à saúde de quem atua no SUS por meio de ações como a humanização das relações no trabalho, a gestão da segurança e a prevenção de doenças e agravos relacionados às atividades laborais nesses estabelecimentos de saúde.
Prioridade para o SUS
Recentemente, representantes dos Centros de Referência do Trabalhador (Cerests) no Nordeste se reuniram para uma oficina sobre o Pnaist/SUS, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Bahia e a Secretária de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.
Dentre os participantes, membros do Cerest Regional Natal, RN, marcaram presença. “Na oportunidade, em abril, o Núcleo de Atenção à Segurança e Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado da Saúde Pública (NESST/SESAP), apresentou aos representantes do MS um sistema informatizado para a segurança e saúde do trabalhador, criado juntamente com o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, informa nota.
Foto: reprodução / Instagram