Profissionais das indústrias de base florestal participam de circuito de palestras sobre Segurança e Saúde no Trabalho
As adequações à Legislação de Segurança e Saúde no Trabalho são temas de circuito de palestras gratuitas para o setor de base florestal, durante o mês de agosto. A ação, que tem como foco associados, profissionais que atuam no setor e prestam serviços na área de Saúde e Segurança do trabalho, foi realizada, entre os dias 1 e 5 de agosto, nos municípios de Nova Maringá, Sinop, Alta Floresta, Juara e Juína, em MT.
A programação conta com palestras orientativas com o foco na ação especial de conscientização do Ministério do Trabalho, destacando as Normas Regulamentadoras (NRs) de Saúde e segurança no Trabalho para a indústria de processamento de madeira, que serão conduzidas pelo engenheiro de Segurança do trabalho Paulo Henrique Camacho e pelo fisioterapeuta Antônio Carlos Junior, da equipe do Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (Sesi MT).
Entre elas estão: a NR-1 com o Programa de Gerenciamento de Risco e Plano de Ação alinhados a NR-12; NR-4 – Dimensionamento do SESMT; NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual; NR-7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional; NR-10 – Segurança e Instalações e Serviços de Eletricidade; NR-11 – Transporte de Materiais; NR-12 – Máquinas e Equipamentos; e NR-17 – Ergonomia.
O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi MT, Marcio Alves, reforça a relevância da participação dos empresários no setor madeireiro, focando na proteção dos colaboradores para manter o ambiente de trabalho seguro e adequado à legislação trabalhista.
Ambiente seguro e produtivo
“É importante a participação das indústrias neste evento, para que elas recebam orientações sobre como se adequar e se preparar para a ação especial e possam identificar quais pontos precisam ter maior atenção, garantindo maior segurança em suas operações, proporcionando ambiente seguro e produtivo. O Sesi apoiará as indústrias em conjunto com os sindicatos no levantamento de necessidade para implementação das Normas Regulamentadoras nas indústrias”.
A realização é da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sesi MT e Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em parceria com os sindicatos do setor.
SST na região Norte
O Circuito sobre Saúde e Segurança no Trabalho movimentou a região norte do estado. Nova Maringá foi o primeiro município a receber o circuito de palestra sobre as adequações à Legislação de Saúde e Segurança no Trabalho, em especial para as indústrias de base florestal. O evento, realizado no Projeto Podium, contou com a participação dos associados e profissionais que atuam no setor.
O diretor da Fiemt, e também vice-presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte de Mato Grosso (Sindinorte), Claudinei Freitas, reforçou que o intuito do evento é divulgar aos empresários e trabalhadores do setor florestal as informações necessárias sobre SST. “Houve um levantamento mostrando que setor de base florestal tem uma demanda com o Ministério do Trabalho e a finalidade desse circuito é levar conhecimento a todos e evitar que alguém tenha a empresa embargada por falta de acesso às legislações”.
De acordo com a gerente do Sesi Sinop, responsável pelo atendimento na região norte do estado, os maiores riscos existentes em uma indústria do setor estão relacionados ao uso inadequado de equipamentos, a falta de treinamento e também de itens de segurança. “Neste cenário, estamos atuando na prevenção. Recomendamos o treinamento periódico dos colaboradores quanto às medidas de segurança e também para a correta operação de equipamentos, manutenção, evitando falhas, possíveis acidentes e prejuízos à produção”, pontuou.