Saúde dos trabalhadores de polo gesseiro é tema de articulação em PE
Uma articulação entre a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e das secretarias de saúde dos municípios de Ouricuri, Araripina, Trindade e Ipubi, para planejar o monitoramento de doenças e acidentes ocupacionais na indústria do gesso.
A região é responsável por 97% da produção de gipsita do Brasil, a quarta maior reserva mundial, informa o Brasil de Fato. “Apesar da grandiosidade do maior polo gesseiro do mundo, há ausência de dados relacionados a adoecimentos ocasionados pelo trabalho na cadeia produtiva. Por isso, o MPT tem desenvolvido ações para o mapeamento do perfil de adoecimento no território e a conscientização dos fatores de risco”, afirma Adriana Gondim, coordenadora de defesa da saúde do trabalhador do MPT.
Durante a reunião, no final de outubro, Breno Caldas de Araújo, pesquisador da UFPE, apresentou um estudo que revelou alta incidência de doenças respiratórias entre os trabalhadores do Sertão do Araripe, superior à média de outras regiões do estado.“A pesquisa é fruto de uma parceria entre o MPT, UFPE e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade/UFPE), e busca identificar os principais problemas de saúde ocupacional e os riscos que exigem ações preventivas no ambiente de trabalho e frente à poluição atmosférica”, informa reportagem do Diário de Pernambuco.
História do polo gesseiro em Quadrinhos
Em abril deste ano, o MPT lançou a revista em quadrinhos “Gesseiros: neve no Sertão do Araripe”, cuja história é focada no polo do gesso em Pernambuco, destacando a necessidade de as empresas garantirem um ambiente de trabalho seguro e saudável.
O projeto “MPT em Quadrinhos” é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo e já distribuiu mais de 5 milhões de exemplares em todo o Brasil. Temas como SST, assédio moral, trabalho por aplicativos e aprendizagem profissional são alguns dos temas, disponíveis para download gratuito neste link.
Foto: reprodução