Saúde dos trabalhadores no Brasil após pandemia é eixo do 10º Cisttão, em junho
Sabemos dos impactos expressivos na saúde dos trabalhadores durante a pandemia da Covid-19 e que espraiam até os dias atuais, em especial com aqueles que lidam com os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). Eis o eixo do 10º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cisttão), a ser realizado entre os dias 25 a 27 de junho. O evento, que ocorrerá em Brasília (DF), é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS).
Dados do Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), que recentemente atualizou a lista de doenças relacionados à jornada laboral após 24 anos, apontam que o SUS atendeu em torno de 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022. “A maior parte das notificações, 52,9%, foram relativas a acidentes de trabalho graves. Outra preocupação que tem sido cada vez mais discutida no âmbito da saúde do trabalhador, o sofrimento psíquico no ambiente de trabalho já foi pauta na Reunião Ordinária do CNS”, informa nota.
Em pauta no Cisstão
Os organizadores do Cisstão estimam receber mais de 300 representantes do país, entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), SVSA e entidades nacionais de defesa da população trabalhadora para participarem dos debates.
O evento integra um conjunto de etapas preparatórias para duas importantes Conferências de Saúde que serão realizadas pelo CNS em conjunto com o Ministério da Saúde em 2024 e 2025.
A primeira é a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), realizada pelo CNS e a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do MS (Sgets/MS), marcada para 10 a 13 de dezembro, em Brasília. Atualmente estão sendo feitas etapas municipais que vão culminar com a 4ª CNGTES.
Já a segunda ação é a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), uma parceria entre SVSA e CNS, com etapa nacional agendada para julho de 2025.
Foto: SES/RJ