Secretaria da Fazenda do Acre discute novos desafios na saúde ocupacional
Saúde mental e a busca do bem-estar no ambiente de trabalho são alguns dos tópicos que regem a saúde ocupacional atualmente e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Acre, promoveu no auditório do Sebrae, em Rio Branco, o Seminário Qualidade de Vida no Trabalho – Direitos e Defesa dos Trabalhadores.
Como eixo principal, a qualidade da rotina de trabalho dos servidores que, em geral, é uma das influenciadoras no atendimento dos profissionais ao contribuinte e à sociedade em geral, informa a pasta: “Trabalhamos com a tríade tecnologia, legislação e pessoas. Ocorre que, sem as pessoas, nada acontece. Elas são nosso principal recurso. É da soma das ações de cada servidor que o Estado pode continuar prestando serviço de qualidade à sociedade”, explicou durante o evento, em abril, Israel Monteiro, auditor da Receita e diretor de Administração Tributária, representando o secretário da Fazenda, Amarísio Freitas.
Saúde em dia, excelência no atendimento
Para um atendimento exitoso à sociedade, é preciso que os servidores estejam bem consigo mesmos, além de uma visão macro no cuidado com todos, definiu Eucinete Ferreira, psicóloga da Sefaz e uma das idealizadoras do evento.A proposta é entender e dialogar sobre uma nova concepção de vida no trabalho, buscando despertar um olhar ao servidor de forma integrada, por meio da saúde mental e física.
“Queremos fomentar o protagonismo dos trabalhadores e trabalhadoras, entendendo que todos têm um papel importante para o coletivo na prestação de serviços de qualidade e, principalmente, um olhar para fora e para dentro, priorizando o bem-estar biopsicossocial de todas as pessoas que prestam serviço ao Acre”, apontou em sua fala.
Foto: Aleff Matos/Sefaz