Seminário no Paraná reforça importância da NR-12 na prevenção de acidentes de trabalho
O Paraná recebeu o 1° Seminário de Segurança em Máquinas e Equipamentos – NR 12, realizado no auditório da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do estado (Fetraconspar), em Curitiba, cujo público principal foi de fiscais do Serviço de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).
Em pauta, temas pertinentes à SST previstas nas Normas Regulamentadoras (NR) 1 e 12 para atuação com esses itens, além da validação de projetos pela NBR 13849 (de 2019, que trata de Segurança de máquinas) e interpretação e aplicação da NBR 14153(sistemas elétricos em máquinas).
“O objetivo foi promover melhores práticas e atualizações na regulamentação de segurança. O seminário abordou vários aspectos da NR-12, desde as exigências legais até as inovações tecnológicas que podem aumentar a segurança e a eficiência operacional, explica Celma Azevedo Leite, coordenadora da Visat, ao site O Bem Dito.
Bloqueio de segurança, circuito, aterramento elétrico, dispositivos especiais de proteção para máquinas e equipamentos, e cases de adequação de máquinas em setores como construção, também foram os outros assuntos abordados no evento, ocorrido em julho.
Riscos reforçam importância da NR-12
A promoção de tal seminário é de extrema importância. Números do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em cooperação com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que os acidentes provocados por máquinas e equipamentos resultaram em 2.756 mortes entre 2012 e 2021, o que representa 12% do total de casos fatais.
Já o Ministério da Saúde aponta que tais acidentes resultaram em amputações e outras lesões gravíssimas com uma frequência 15 vezes maior do que as demais causas, gerando três vezes mais acidentes fatais que a média geral.
Foto: Prefeitura de Umuarama, PR