Sindicato de SP prepara protocolo para proteger saúde do trabalhador no calor

0

As fortes ondas de calor sentidas nos últimos meses levaram a adaptações para enfrentar esse período sem prejudicar a saúde dos trabalhadores, principalmente em funções que lidam por si com altas temperaturas.

O protocolo contra o calor chega em um momento crucial. Com termômetros marcando mais de 40°C em muitas cidades do país, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. As altas temperaturas e a falta de chuva diminuem a qualidade do ar, entre outros malefícios. “Com esse calor intenso, nossa saúde acaba sendo colocada em risco. A temperatura muito alta leva ao excesso de perda de líquido e sais minerais pela pele, aumentando o risco de desidratação e outros problemas”, explica Bianca Naves, coordenadora nutricional da NPV – Nutrientes Para a Vida.

 

Protocolo contra o calor

 

Para enfrentar esses dias áridos, a Secretaria de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região, SP, elaborou um protocolo conjunto com membros das Comissões Internes de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), delegados sindicais e ativistas, de exigências para que as fábricas ofereçam condições de trabalho para evitar tal desconforto térmico.

Fornecimento amplo de bebedouros, protetor solar e Equipamentos de Proteção (EPI) adequados, pausas maiores, instalações de ventilação, estrutura de enfermagem para medição de pressão e primeiros socorros, bem como a redução de jornada e suspensão do trabalho externo estão no rol de medidas.

“Tão perigoso quanto um acidente, o calor excessivo pode levar a graves problemas de saúde, como desidratação, exaustão, alteração da saúde mental, desmaios, hipotensão e tantos outros”, informa nota da instituição.

Foto: reprodução

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...