SST a favor da indústria foi tema se seminário em Minas Gerais

0

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) Regional Zona da Mata recebeu recentemente o VIII Seminário Segurança e Saúde do Trabalho SESI, enaltecendo a SST como chave para competitividade industrial.

Promovido pelo Serviço Social da Indústria de Juiz de Fora, por meio de seu programa de Saúde e Segurança do Trabalho (SESI SST JF), o evento teve o apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas de Juiz de Fora (Sindigraf-JF), do Sindicato Intermunicipal da Indústria Química, Farmacêutica, de Material Plástico e Cosméticos de Juiz de Fora (Sinquifar) e da FIEMG Regional Zona da Mata.

 

NRs e as indústrias

 

Atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) com os riscos psicossociais, investimentos em saúde e segurança na redução e controle do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), ergonomia e acessibilidade foram alguns dos destaques do seminário. “A SST é o pilar que sustenta o crescimento industrial e a competitividade. Cada investimento na saúde e bem-estar dos colaboradores se reflete diretamente na produtividade, na qualidade dos produtos e na sustentabilidade das empresas”, endossa João Luis Rocha do Amaral, presidente do Sindicato das Indústrias de Meias de Juiz de Fora (Sindimeias-JF).

 

Painéis e exposições

 

Quem participou do evento também teve a oportunidade de conhecer o stand do SESI, com seu portfólio de atividades em prol da segurança e saúde dos trabalhadores.

Já no auditório, temas pertinentes como fatores críticos que influenciam no desempenho da atenuação da proteção auditiva; acessibilidade e ergonomia, ambiente de trabalho acessível e seguro a apresentação do Programa de Ergonomia “SESI MAIS ACESSO”, iniciativa que tem em seu escopo a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) e o retorno ao trabalho após afastamento.

A entidade oferece avaliação do nível de cultura de inclusão da empresa, capacidade e potencialidade do trabalhador conforme o Protocolo SESI, além de analisar a ergonômica do ambiente, identificando e aplicando melhorias necessárias, bem como a validação do posto de trabalho.

“Trabalhar em ambientes mais seguros gera confiança, motivação e comprometimento, impulsionando tanto as indústrias quanto as comunidades em que estão inseridas”, finaliza Amaral, presidente do Sindimeias-JF.

Foto: Divulgação FIEMG / SESI SST JF

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...