TRT-MG promove Seminário Sobre SST com viés na sustentabilidade

0

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais promoveu o Seminário Sobre Saúde e Segurança do Trabalho em homenagem às vítimas de doenças e acidentes ocorridos no ambiente laboral, com foco no setor de mineração.

No rol de debates, os temas “O Acidente de Trabalho Ampliado da Barragem BI da Vale S.A. – Decisões Organizacionais não Tomadas”, com Mário Parreiras de Faria, auditor fiscal do trabalho; “Mineração e Grandes Acidentes do Trabalho: A Lógica Subjacente”, com Rubens Goyatá Campante, servidor do TRT-MG; e “Desenvolvimento Sustentável, Empregos Verdes e o Futuro do Trabalho – Novas Perspectivas para a Dignidade do Trabalho e a Responsabilidade Social”, por Graça Maria Borges de Freitas , juíza da 1ª VT do município de Ouro Preto.

Sustentabilidade

Nessa palestra, a magistrada falou de diversos pontos presentes na área de sustentabilidade, mais especificamente a Agenda 2030 e seu ODS 8 das Nações Unidas, que tem em seu escopo até o ano de 2030 o alcance do pleno emprego e trabalho decente e igualdade de remuneração. “O conceito de desenvolvimento sustentável é sustentado em três pilares: o social, o econômico e o ambiental. Precisamos ter em mente que o Econômico não é ‘financismo’. Isso só é um ponto de lidar com a Economia e quando pegamos todas as ideias empíricas que esse termo tem produzido no mundo, simplesmente não gera nada do que prometeu. Não aumenta a igualdade, aliás, gera desigualdades, não gera empregos e tem um impacto ambiental terrível”, disse Graça na ocasião.

Promovido em 14 de abril, com o apoio do Comitê Regional do Programa Trabalho Seguro, o seminário foi realizado de forma híbrida, na sede do TRT. A íntegra do evento está disponível no canal do TRT-MG no Youtube.

Foto: reprodução – Youtube – TRT-MG

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

Captcha Plus loading...