Home Eventos Lançamento de dossiê promove debate sobre intervenção em saúde do trabalhador
0

Lançamento de dossiê promove debate sobre intervenção em saúde do trabalhador

0
0

Fonte: Fundacentro

A Fundacentro, Faculdade de Saúde Pública da USP e o CESTEH (Fiocruz), realizam, no dia 5 de dezembro, o 67º Encontro Presencial para discutir o tema “Intervenção em Saúde do Trabalhador”. De acordo com os organizadores, a importância de trazer o assunto para debate se baseia no fato de que ações técnicas, institucionais e políticas, somadas aos conhecimentos produzidos, devem estar vinculados à transformação das situações e condições laborais. Porém, para se alcançar a efetividade, a articulação entre trabalhadores, agentes do Estado, academia e serviços deve ser engajada e contínua.

Para o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Rodolfo Vilela, a saúde do trabalhador reside em um campo sensível, pois tende a colocar limites na forma como acontecem as relações e as condições de trabalho que afetam a segurança e a saúde.

Questionado sobre como a intervenção em SST pode contribuir com um novo modelo no ambiente de laboral, tendo em vista a reforma trabalhista, e a terceirização irrestrita, Vilela avalia o contexto atual de forma bastante delicada. “A intervenção em um contexto como o que estamos enfrentando ainda é uma incógnita, pois a tendência é o acirramento de conflitos, uma vez que o ativismo pela saúde do trabalhador poderá ser visto de forma negativa pelos próprios governantes e provocar uma diminuição dos espaços de intervenção seja por meio da ação pública ou nos espaços de negociação coletiva com vistas à melhoria das condições de trabalho”, observa.

O dia 5 de dezembro é uma oportunidade de debate e comemorações. A temática intervenção será abordada durante a realização do 67º Encontro Presencial, como também no lançamento do Dossiê Temático da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional que comemora 45 anos. No mesmo dia será celebrado o aniversário de 10 anos do Fórum AT.

Os pesquisadores José Marçal Jackson Filho da (Fundacentro); José Augusto Pina, Katia de Souza Reis e Luis Carlos Fadel de Vasconcellos (Fiocruz); Rodolfo Vilela (FSP/USP) e Leny Sato (Instituto de Psicologia/USP) discorrerão sobre as formas de intervenção no campo da saúde do trabalhador e desafios do Laboratório de Mudanças que consiste em uma metodologia que muda a forma de intervenção, criando um espaço de aprendizado junto com a construção de soluções sistêmicas em uma atividade de produção de bens ou serviços.

Serviço
Intervenção em Saúde do Trabalhador
Data: 05/12/2018
Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros.
São Paulo – SP
Veja aqui o conteúdo programático do evento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *