Vivo conquista certificação ISO 45001
A Vivo se tornou a primeira telecom do País a obter a certificação ISO 45001 – norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), que traz como foco um novo padrão de desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), contribuindo para um ambiente controlado, seguro e saudável.
Inicialmente, o escopo dessa certificação se aplica aos colaboradores da Vivo de São Paulo e interface com os prestadores de serviço da companhia, englobando todos os processos de operação de campo, administrativo, relacionamento com o cliente e lojas. Com a certificação, a Vivo reforça o compromisso com a saúde e a segurança de seus colaboradores e clientes, aprimorando o gerenciamento e o controle das oportunidades e riscos.
Contexto organizacional
A ISO 45001 é uma norma internacional para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), a qual traz como foco a melhoria do desempenho de qualquer empresa em termos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Esta norma foi desenvolvida baseando-se em dados coletados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a qual estimou-se que 2,3 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças e acidentes de trabalho.
Segundo a própria norma, uma organização é responsável pela saúde e segurança ocupacional dos trabalhadores e outros que podem ser afetados por suas atividades. Esta responsabilidade inclui promover e proteger sua saúde física e mental.
O grande foco da ISO 45001 é o contexto organizacional. A norma exige que a organização leve em conta o que seus principais interessados esperam dela em termos de gestão da saúde e segurança ocupacional. A organização deve determinar quem são as pessoas relevantes para seu SGSSO e estabelecer os requisitos pertinentes dessas pessoas.
A intenção da ISO 45001 é fornecer à organização um alto nível de compreensão das questões importantes que podem afetar positiva ou negativamente a forma como ela gerencia suas responsabilidades de saúde e segurança ocupacional em relação aos seus colaboradores.
Questões de interesse são aquelas que afetam a capacidade da organização em atingir seus resultados pretendidos. Entre elas estão os objetivos definidos para seu SGSSO, como o cumprimento de compromissos de políticas de SSO.