Retomada de exploração de amianto em GO gera preocupação
A ANAMT – Associação Nacional de Medicina do Trabalho, alerta sobre autorização da retomada da exploração de amianto para exportação em Minaçu (GO), por parte do Tribunal Federal que acatou pedido da Assembleia Legislativa, do Governo de Goiás e da prefeitura do município para autorizar a retomada da exploração do amianto crisotila.
Segundo informações, a exploração do mineral foi proibida no Brasil pelo STF em 2017 por conter substância classificada como cancerígena. Porém, uma lei estadual de 2019 autorizou a retomada da exploração do material apenas para exportação.
Doenças ocupacionais
Segundo nota da ANAMT, o IARC (International Agency for ResearchonCancer) apresentou estudos científicos que demonstram ser o amianto causador de uma verdadeira “catástrofe sanitária”, que produz danos à saúde humana, por provocar doenças como asbestose (fibrose pulmonar); câncer de pulmão (tumor maligno); mesotelioma (tumor maligno de pleura e pericárdio; câncer lingual, laringe e ovário, faringe, estômago e cólon retal e ao meio ambiente, tanto durante o curso de sua extração e produção quanto na gestão dos resíduos.
O Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de cinquenta países proíbem completamente o uso de amianto.
Foto: Reprodução