Treinamento previne acidentes com materiais biológicos
Quem atua com instrumentos como agulhas, bisturis e outros materiais perfurocortantes estão expostos a riscos biológicos. Para evitar tais problemas, o Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes, promoveu um treinamento de segurança, que englobou uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), higienização das mãos e precauções durante o atendimento de pacientes.
Materiais biológicos
A ação, ocorrida em julho passado, foi conduzida pela enfermeira do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Tatiana Luciano Sardeiro. “Todo ambiente de trabalho apresenta algum risco para o trabalhador, seja ele biológico, físico, químico ou ergonômico, logo, são necessárias medidas que visem reduzir a exposição do colaborador a qualquer risco. Mas, quando falamos em acidentes com materiais biológicos, estamos falando de um ‘inimigo invisível’, por isso, é importante redobrarmos os cuidados”, alerta.
Thais Safatle, diretora-técnica, explica que o Ceap-Sol possui um sistema bem estruturado de notificação de acidentes. “Trabalhamos para que esse evento não aconteça. Para tanto, enfatizamos as orientações, com todos os dispositivos de segurança disponíveis e ações educativas. Mas, caso ocorra, também temos um fluxo de atendimento para que o colaborador tenha todo o suporte físico e psicológico”, frisa.
Foto: Aline Santos/ISG