Higiene ocupacional em empresas é destaque em capacitação

0

Fundamental para a retomada e crescimento das atividades produtivas no pós-pandemia, a gestão da segurança e saúde no trabalho se tornou primordial para a continuidade das atividades industriais consideradas essenciais.

Novas formas de trabalho, inseridas no contexto da pandemia e de pós-pandemia, são discutidas nos ambientes laborais, continuamente avaliados quanto aos riscos provenientes de agentes físicos, químicos e biológicos, determinando a elaboração, dentre outros, do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), além de laudos como o LTCAT (Laudo Técnico de Condições de Ambiente de Trabalho), que é a base para definição da Aposentadoria Especial, ou do Laudo de Insalubridade, que define se o trabalhador tem direito ou não ao adicional de Insalubridade.

Para discutir as práticas de cuidados que evitam doenças no ambiente de trabalho, foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de junho, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros (CDL), a capacitação “Higiene Ocupacional”. Para ministrar o curso, foi convidado João Paulo Gomes de Freitas, Engenheiro de Segurança do trabalho, especialista em Higiene Ocupacional e consultor em Gerenciamento de Risco Ocupacional.

 

PGR

 

A Higiene Ocupacional (HO), tema da capacitação, e, de acordo com a NR-01, está relacionada à obrigatoriedade da elaboração e implementação do PGR por parte de todos os empregadores. Além disso, a Higiene Ocupacional está relacionada com a prevenção da ocorrência de doenças ocupacionais relacionada à exposição a agentes como ruído, calor, agentes químicos e biológicos, e adicionalmente pode ter um impacto financeiro bastante significativo para a empresas, relacionado a questões tributárias, previdenciárias e trabalhistas.

Segundo o consultor de Segurança e Saúde no Trabalho e realizador do evento Neyton Souto, o local de trabalho pode ser fonte de risco através de agentes ambientais. “Com base nos resultados dos testes, é elaborado um plano sustentável para solucionar os problemas encontrados no ambiente de trabalho. Nesse plano, determinamos ações que se tornam imprescindíveis e que devem ser incorporadas na rotina de toda a empresa”.

A programação inclui os módulos: ruído, calor, vibração, riscos químicos e radiação ionizante na higiene ocupacional. Os participantes do curso foram capacitados a reconhecer, avaliar e controlar os riscos provenientes do trabalho que podem provocar acidentes, afetar a saúde, o conforto ou a eficiência do trabalhador.

 

Pandemia

 

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que mais de 21 mil óbitos acidentários foram registrados desde 2012. Em 2020, ano de início da pandemia da COVID-19, os acidentes de trabalho graves, notificados ao Ministério da Saúde, subiram 40%.

Auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos mentais e comportamentais cresceram 30%.

De 2012 a 2020, 21.467 trabalhadores e trabalhadoras sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, de acordo com os indicadores atualizados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho , elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Essas informações demonstram a carência de medidas de proteção coletiva em muitos estabelecimentos e a ineficácia das atuais políticas de prevenção, já que muitas das características das ocorrências seguem os mesmos padrões gerais todos os anos, ainda que, com o advento da pandemia da COVID-19 em 2020, tenha havido variação em alguns setores”, afirma a Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Márcia Kamei.

 

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

PATROCÍNIO

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link